Em bullet journal featured planner

Planner, agenda, bullet journal? O que é e como usar


Andando pelo Twitter (segue lá @atravesdalinha)  vi uma galera com uma enorme duvida sobre o que é planner e falando que é só uma agenda gourmet, outros sem entender a diferença de planner e bullet journal. Vim aqui explicar como tudo isso funciona e qual seria melhor pra você!


Agenda
Agenda cicero 2018

A agenda é um conceito mais simples, onde você anota os seus compromissos e seus contatos (se é que alguém ainda faz isso), ela não tem uma ideia planejadora, onde você organiza suas tarefas, desejos e sonhos. Uma agenda pode sim ter visão semanal, mensal ou diária, o formato de visualização não transforma uma agenda em planner!

Planner
Planner da planner shop (foto autoral @atravesdalinha)

O conceito do planner vem da ideia de planejar sua vida e seu futuro, não inclui apenas marcar seu compromisso futuros, de fato, marcar eventos fica em último caso quando você está utilizando seu planner.

Até em questão de eventos, no planner você anota diversas coisas que precisa fazer ou lembrar para esse evento, não é simplesmente escrever "dia 15, prova". Dias antes você anota os conteúdos que precisa estudar naqueles dias, o que aprendeu, se precisa imprimir apostilas e outras coisas. O planner funciona como um plano de ação e lembretes.

Além da visão semanal e mensal, onde você planeja e divide suas tarefas, você tem outras áreas para otimizar seu tempo e ações, no bullet journal chamamos de coleções. Sabe aquelas páginas de finanças, metas, viagens? Então, elas seguem o conceito de planejar algo que você deseja realizar futuramente. Depois de você anotar nessas coleções, você reflete sobre o que precisa fazer e divide em suas visões semanais e mensais para alcançar objetivos.

Eu gosto de ver meu planner como um local onde eu posso esvaziar minha cabeça e escrever tudo aquilo que eu preciso lembrar, sem me preocupar com isso. Eu não preciso mais ficar lembrando quando trocar as lentes, quando pagar o domínio do blog ou outras coisas, eu simplesmente anoto lá e sou apenas obrigada a dar uma conferida nele. Isso é maravilhoso para quem se esquece das coisas ou anda muito estressado.

Bullet Journal
Bullet journal autoral @atravesdalinha

O conceito do bullet journal inicialmente era agrupar todos aqueles lembretes e post its que temos mania de fazer e acabamos perdendo depois. Em único caderno você tem todas as suas tarefas, anotações e ideias. Com o tempo o bullet journal evoluiu e virou esses cadernos super organizados, com milhares de tabelas e decorações que faz a maioria dos principiantes acreditar que não servem para o bullet journal.

O bullet de hoje em dia pode ser considerado um planner? Na minha opinião sim! Ele tem o maior conceito de planejamento e organização que encaixaria num planner, o grande diferencial é que ele é todo escrito a mão, é você quem cria, desenha e faz as suas coleções e organizações.

Os desenhos e decorações não são o ponto principal do bujo, são apenas "ferramentas criativas" que podem ajudar você a se acalmar e ter mais vontade de utilizar aquele caderno. Você também pode mesclar seu bujo com um diário, anotando e colando fotos de lembranças.

Não existe regras para o bullet journal, não existe o caderno perfeito e nem a caneta perfeita, tudo não passa de recomendações. Por exemplo: a ideia inicial do bullet journal consistia em criar códigos (os bullets) para identificar rapidamente do que se trata cada anotação, hoje em dia muitas pessoas não utilizam ou até mesmo substituíram esses códigos em forma de desenho por cores.

Um bullet journal nada mais é que um caderno e uma caneta que irá te auxiliar na vida, onde você anotará tudo lá e armazenará todas as suas informações juntas. Nada mais de post it pela casa, nada de esquecer o caderno e anotar no seu bloco de notas. O seu bujo é seu grande post it encadernado!

Em todos os casos, nem o bullet, nem o planner e nem a agenda necessitam ser lindos e perfeitos, eles apenas precisam ser funcionais pra VOCÊ!

Venha me ver usando na prática bullet journal e planner lá no meu instagram: @atravesdalinha 




Textos relacionados

3 comentários:

  1. Oi Bruna, tudo bem? Sou consultora em organizaçāo e fiz o vídeo falando sobre as diferenças das ferramentas agenda, planner e o método bullet journal: https://www.youtube.com/watch?v=zk51rhcMajE

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Sempre usei agenda e esse ano ganhei um planner. Tenho receio de usar pouco porque tem tanta coisa nele... O texto me ajudou a esclarecer algumas coisas. :)

    ResponderExcluir