Em decoração Opinião Organização

Vale a pena pagar caro em um Planner?


Eu vejo muitas youtubers e blogueiras falando sempre a mesma coisa quando tentam justificar os preços absurdos de alguns planners, "é um investimento, vai mudar sua vida" e isso sempre me incomodou.

Se você está querendo um planner como "investimento" para sua organização e quer usar ele realmente como essa função, existe diversos planners no mercado mais acessíveis. Eles não vêm com tanta firula mas para que você gostaria de mil adesivos, cartão personalizado com seu nome, régua colorida personalizada se você só quer usar para se organizar? 

Qualquer caderno e caneta pode ser usado para se organizar, você não precisa investir 400 reais em um planner para se organizar. NÃO PRECISA. Se você pode e quer? Ótimo, mas essa não é uma desculpa para você interferir no orçamento da casa e comprometer seu cartão de crédito com parcelas.

Planner podem mudar sua vida sim, assim como bullet journal, força de vontade e comprometimento mas isso tudo depende apenas de você. Independente do preço do planner, ele não irá anotar suas tarefas por você e faze-las sozinhos, tudo precisa de você. Então se a questão é aprender a se organizar, por que não buscar, inicialmente, um planner mais em conta e só depois (se sentir necessidade), "investir" em um planner mais caro que você terá certeza que irá usar?

Antes de mais nada, planner é um método de organização e dentro desse modelo, existe milhares de formas, algumas podem se adaptar a você ou não. Por exemplo: você pode comprar um planner e descobrir que seu forte é usar um aplicativo de celular. Ou como eu, comprar um planner estilo fichário e descobrir que eu gosto mesmo é de planner estilo caderno/travellers notebook (A.craft).

Deixa eu te dar um spoiler: é muito raro você se encontrar no primeiro método de organização pessoal que testar, você sempre vai querer usar outros até gostar de verdade de um, sem contar que cada ano você pode gostar MUITO de um método novo e diferente.

O que eu quero dizer é que o planner não vai fazer milagre por você, é você que vai usar ele como auxilio para seus "milagres". Ele custar 400 reais ou 200 reais não vai fazer muita diferença no resultado final, muito menos a sua gramatura, apenas a sua vontade e dedicação pode utilizar ele como ferramenta para organizar a sua vida.

Lembre-se: o planner ser lindo pode te ajudar a querer usá-lo e te motivar mas não é a beleza dele que vai te livrar da procrastinação e resolver todos os seus problemas.

O que você acha? Conta aqui nos comentários e não deixe de me seguir no instagram: @atravesdalinha 

Textos relacionados

21 comentários:

  1. Exatamentee! Pra quem quer se organizar, até folha A4 e caneta Bic resolvem. Tudo depende da nossa força de vontade.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Penso exatamente como vc. O método de organização independe do investimento financeiro ou caderno top. Meu marido, por exemplo, se organiza perfeitamente com uma lista semanal feita em uma folha de rascunho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planner é quase um hoobie, você não precisa gastar mas se você pode e quer, nao faz mal algum haha

      Excluir
  3. Concordo demais com você! Sou uma pessoa meio avoada por isso não posso anotar nada em folhas soltas, mas tambem não posso deixar de anotar lorwje se mao esqueço mesmooo. Então xompeeo uma agendinha pequena e pautada de 4,00 reais e comecei a enfeitá-la para me estimular e a uso como um bullet journal. Os que estou vendo são muito caros e no momento eu não posso dar tudo isso em um item. Estou me sentindo satisfeita com o que tenho, e espero melhorar para ano que vem! Ótima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os planners não sao acessiveis a maioria das pessoas desse país, ainda mais nessa atual situação de crise. Ainda bem que a tilibra lançou um de 20 reais ne? Eu fiz também um planner completo pra quem quiser imprimir em casa ou mandar pra grafica (em preto e branco sai muito mais barato que os planners normais)

      Excluir
  4. Quando eu decidi usar planner para minha organização eu comecei através do bullet journal e comprei um a.craft ( que depois de muita pesquisa, achei o mais em conta, mesmo com frete). E confesso que bullet não me agradou. Eu sou prática. Gosto de tudo pronto. Então continuei com o a.craft e tenho gostado muito. Pra 2018 comprei outros dois modelos e vou usando conforme as minhas necessidades. Mas o que eu fico passada é que as pessoas pagam esse absurdo só para ostentar nos grupos e redes sociais. Nunca vi o planner como investimento, mais sim como um auxílio na minha organização e isso me ajudou muito. Outro dia vi em um grupo sobre planners uma menina perguntando qual era a melhor caneta pra usar em planner, eu fiquei chocada, pq não existe caneta específica pra isso. Caneta é caneta. E muitas vezes as pessoas usam essas justificativas para suprimir seus egos. Planner é auxílio não, investimento. Gostei muito do seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim mesmo, tem muitas mulheres que usam como "hobbie" ou pra ter o que fazer, nos grupos gringos tem muita mulher que é dona de casa e gasta rins em michaels, é tipo aquela mulher rica futil sabe? Só que com papel hahhaa. Quem ta realmente precisando se organizar, nao tem tempo pra adesivo, washi tape e tudo mais.

      Excluir
  5. Sim!! Parece que fui eu que escrevi esse post porque concordo 100%. Não consigo me acostumar com a ideia do pessoal achar normal gastar mais de 100 reais em um planner (cá pra nós, passou de 50,00 eu já acho meio desnecessário). Claro que cada um faz o que quer com seu dinheiro e eu entendo que tem gente que coleciona planners, assim como muitas pessoas colecionam as mais diversas coisas, caras ou baratas. Acho que o que pega mesmo é bem o que você disse: se o objetivo é se organizar, nem de longe PRECISA MESMO desses planner super caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMM. Tipo se é teu hobbie, se você pode pagar por isso, OTIMO. Mas querer ficar justificando que é investimento e induzir pessoas a quererem? Ja vim comentario de adolescente falando que tava chorando porque nao podia comprar o planner que as blogueiras estavam mostrando nos videos. Tudo porque ficam tentando provar que você precisa daquilo pra ser feliz etc.

      Excluir
  6. AMÉM SENHOR! Encontrei alguém que pensa como eu. Obviamente eu gostaria muito de ter um, acho que todas nós gostaríamos, mas por esse valor, não vale a pena. Conseguimos nos organizar com um simples caderno, ou até imprimindo alguns que blogueiras liberam gratuitamente para baixarmos. É muito mais em conta e vale mais a pena.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesma disponibilizei alguns. Nunca tive planner top dos top e não sinto a menor falta, muitos ficam querendo o planner da paperview e pra mim aquilo ali é só fotografia profissional e foil nas paginas hahaha

      Excluir
  7. Eu paguei 120 reais no meu e achei caro kkkk no meu caso preciso de uma agenda diária (já que sou advogada) e não tinha, peguei os teus downloads para complementa-lo. Portanto, Vc está certíssima! Quem quer se organizar (de verdsde) pode até fabricar uma capa e criar um planner do zero! Quem não quer pode comprar um planner de 500 reais que não vai adiantar.
    Bjozz querida e mais um vez: gratidão ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o valor do papel nao vai mudar sua vida.

      Excluir
  8. Concordo plenamente com você, nenhum caderno seja qual for o preço não vai mudar a vida de ninguem se ele não fizer a sua parte.

    ResponderExcluir
  9. Ótima postagem, acho que hoje em dia as pessoas estão assim com tudo, não só com planners, mas com qualquer coisa que aparece e vira moda! Eu cheguei a comprar um argolado da Ótima Gráfica, maravilhoso, pra descobrir que eu gosto também do A.craft (me identifiquei com vc aqui rsrs) e agora, por mais que ache lindo, já sei que não vou usar então é melhor investir meu pouco dinheirinho em coisas mais úteis! Sigo alguns instas onde a pessoa tem tipo 30 planners, eu fico pensando que só pode ser coleção, TEM que ser coleção, pq onde uma pessoa comum vai usar tudo isso? É meio impossível!! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Teu post me ajudou a repensar que método investir em 2018. Realmente preciso mudar minha rotina, decidi utilizar os arquivos que disponibilizas, e montar em um fichário que já tenho.
    Obrigada guriazinha!!!

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo, Bruna! Vivemos uma era de consumismo e de seguir tudo o que ouvimos/lemos na internet, acontece que nem tudo o que vemos serve para nossa realidade. Também amo os planners, mas me arrisquei começar por algo bem simples (comprei um caderninho pautado de R$ 4,00 e personalizei). Acabei abandonando no meio do caminho :( imagina se eu tivesse comprado um super caro? Para 2018 vou tentar novamente. Já imprimi alguns que você disponibiliza aqui (vc sempre maravilhosa nos ajudando) e vou montar de acordo com minha necessidade.
    Parabéns pelo texto, super esclarecedor!
    beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir