Em featured finanças Opinião

Ostentação no instagram: você está consumindo mais do que deveria?


Eu ando vendo muitas coisas de minimalismo e finanças pessoais, não tenho interesse em virar minimalista mas estou aprendendo algumas coisas com eles. Uma das coisas que eu levei para minha vida é parar de ter coisas que não são necessárias, hoje em dia eu vou a papelaria e não saio mais com um monte de canetas. A ultima vez que comprei uma caneta foi uma bic para utilizar na faculdade porque eu realmente não tinha.

Eu já tinha reparado há tempos o absurdo que as pessoas gastam com itens de papelaria, o grande problema começou depois que os bujos e planners ficaram famosos por aqui. Eu sei que o que uma pessoa gasta não tem nada a ver com nossa vida mas é ingenuidade achar que ficar consumindo no Instagram centenas de imagens de todos os tipos de canetas, não te fará querer gastar mais e mais. 

Você acha bonitinho um planner, compra um ou faz um bullet journal e começa a seguir um monte de instagrans e blogs nesse tema, com o tempo você vai achar que precisa de diversas tombows, de stabilo, de um monte de cadernos e adesivos. Só que de fato, você não precisa. Eu vejo aqueles kits de 50 canetas e só consigo lembrar que usaria nem 1/4 daquilo. Não importa sua justificativa, se você usa suas canetas apenas para decorar planner, você não vai usar todas. Além do mais, você sempre terá as suas preferidas e irá abandonar as outras, sabe o que é isso? Dinheiro jogado fora!

Estamos vivendo numa crise e não sei o que vocês pensam mas pra mim qualquer um real jogado fora, é um desperdício. Acredito que exista formas certas de investir seu dinheiro em coisas que você realmente irá utilizar e não comprar diversas brusinhas que você vai raramente usar porque elas nem sequer combinam com seu guarda-roupa. Eu falo aqui na questão dos planners porque é o foco do blog mas em qualquer área da internet, existe uma ostentação e uma competição de quem tem mais. É só você dar uma olhada em blogueiras de maquiagem para ver o quanto de makes que elas têm que é impossível de serem utilizadas por uma só pessoa. 

O que eu te digo? Se você ver aquela imagem cheia de planners, relaxa, você não precisa de tudo aquilo, está tudo bem ter 5 canetas e um caderninho. Planners são para se organizar, algumas pessoas decoram como hobbie mas a partir do momento que você começa a gastar milhares de dólares em planners, isso não está certo. Se meu namorado gastasse 1000 reais em jogos eu iria repreendê-lo e vocês provavelmente fariam isso com os maridos/namorados de vocês, por que então vocês acham ok a instagrammers que tem 10 filofax + 15 kikki.k + 5 argolados? Vocês já fizeram os cálculos? Pois uma kikki.k personal sai por 79,95 dólares + frete + taxa, se a pessoa tem 5 kikkis/filofax, ela gastou no mínimo 500 dólares, ou seja mais de 1500 reais!!!!!!!!!!!!!! Eu não preciso fazer as contas de quantas compras de mês dá de fazer com esse dinheiro né? Nem que essa grana dá de você investir e lucrar em cima disso. 

Não tem como você utilizar vários planners, você consegue utilizar até uns 3 ou 4 planners continuamente se conseguir dividir tudo, utilizando cada um para uma coisa mas mais do que isso, é meio impossível. Boa parte dessa grana ficaria entulhada num armário, você deixaria seu rico e suado dinheirinho numa prateleira. 

Sim, o dinheiro é seu e você gasta como quiser mas eu vim aqui com o intuito de avisar as novatas que não é necessário e se você está gastando o dinheiro que não tem em hobbies (qualquer um, até mesmo em baladas), talvez seja a hora de você repensar sua vida financeira e ver se você realmente está investindo na coisa certa. Eu tenho por mim que as pessoas não gostam de fazer contas, diversas vezes vejo pessoas pagando mais caro em "combos" pelo supermercado porque estão com preguiça de fazer um continha na calculadora, imagina só ter uma planilha de gastos?

Se vocês querem pensar mais sobre a vida financeira de vocês, eu recomendo o canal do me poupe no youtube, a Nath me fez pensar muito sobre a questão de ser rico vs. parecer rico. Além do mais, existem diversos canais e blogs sobre minimalismo que vocês podem acompanhar para pensar se o que vocês compram é algo necessário ou se é só algo imposto no seu psicológico para você ser cada vez mais consumista. Como eu, você não precisa se tornar minimalista para acreditar que existe coisas que você compra por impulso e que poderiam ir para alguma poupança/investimento e ser utilizado em coisas sérias. 

Pense bem, talvez o gasto com seus hobbies pode estar te atrapalhando de fazer a viagem do seu sonho, de trocar de carro, de comprar a casa própria. 

Não esqueçam de me seguir no instagram: @atravesdalinha 

Textos relacionados

10 comentários:

  1. Muito bom! Eu estava inclusive falando sobre isso ontem com um grupo de amigas. Repensar nossas escolhas e motivações é necessário sempre. Obrigada pelo ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Perfeita sua postagem. Concordo com tudo em gênero, número e grau. Nunca entendi uma agenda tão lotada que necessitasse gastar 4 ou 5 planners, bem como nunca entendi de onde sai tanto dinheiro para comprar tanto é eu, mal consigo comprar um bom. Como disse, cada um com seu cada um, mas.... rola um exagero...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É igual a fase de livro de colorir, mulheres parcelando caixas e caixas de lapis de cor que hoje em dia devem estar parados. Acho que nem a beyonce precisa de 5 planners hauhuha.

      Excluir
  3. Eu assino em baixo de tudo que você disse.
    As vezes eu olho uns canais de maquiagem e as meninas usam vários produtos, tipo mais de 15 produtos no rosto, fora aquele monte de pincel importado (e os itens da sephora e mac) e eu juro que eu consigo fazer uma maquiagem igual com menos de 6 produtos da avon que dura o dia todo!

    Eu sinto falta das blogueiras raiz, que customizavam sua própria roupa velha, que usavam dois batons pra atingir uma cor, que usavam qualquer base... Hoje em dia tudo virou ostentação. Tudo bem, é o trabalho delas, mas as pessoas levam aquilo como objetivo de vida...

    Eu sou muito reservada na hora de comprar, eu penso umas três vezes se eu realmente vou usar aquilo ou se eu vou jogar no meu armário e só depois de ter certeza e ver que o preço baixou ai sim que eu compro...

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem um canal chamado herdeira da beleza que ele ja falou sobre como o instagram está nos transformando em drag queens, a teoria dele é que as mulheres estão utilizando tanto quanto ou mais de maquiagem que as proprias drags. As drags precisam de contorno, iluminador, brilho porque são artistas e precisam dar uma feição feminina pro rosto masculino, já a gente não. Sem contar a perda de naturalidade do rosto, a modificação completa que mostra uma rejeição a própria face. É um alto dinheiro gasto, a kim kardashian perde 2h do seu dia so passando maquiagem e arrumando o cabelo, acredito que essas blogueiras gastem parecido, olha o tanto de tempo e de grana jogados fora?

      Excluir
  4. Amei esse texto tapa na cara. Amo a Nati do Me Poupe. Sempre fui meio "muquirana", mas ela me ensina a economizar ainda mais. Você não tem ideia do quanto rodei a cidade (a pé, é claro) em busca de um caderno para bullet journal que tivesse capa dura, folhas brancas e fosse barato. Não posso chamá-lo de barato, mas em vez de pagar no mínimo 60 reais num Cicero, Moleskine ou Pombo, comprei um canson por 24 reais. E tinha mais folhas, e mais grossas que o Spiral de 26. Canetas, só compro no "xing ling". Gosto de usar aquelas tipo stabilo (genéricas, é claro) para fazer resumos e decorar o bullet. Comprei caneta glitter também, uso um pouco na faculdade (as ponta fina não uso na facul porque elas vazam no estojo), mas percebo que tenho muito mais canetas do que consigo usar. Isso vale para as esferográficas coloridas (quase nunca gasto a verde claro). Percebi um certo exagero meu quando fui comprar caneta da ultima vez. Não tinha caneta azul, preta e vermelha e acabei comprando 2 pacotinhos de Paper Mate, um ponta fina e outro aquelas de apertar (prefiro essas para quando tenho aulas no hospital). Mas mesmo usando cada dia uma, não é necessário o uso de tantas canetas. Meu estojo pesa na mochila, mas não sei qual caneta tirar. Tenho um monte de caneta preta para bullet e quando uso mesmo? Quase nunca. A gente fica alucinado quando vê tantas coisas fofas, mas a real é que o dia a dia fica tão corrido que nem dá tempo de decorar o bullet, ele precisa ser prático e estar lá disponível. Agora minha planilha de gastos eu faço todos os dias e percebo o quanto de besteira que eu compro. Preciso fazer minha lista de compras e só comprar o que está lá.
    Amei a reflexão. Beijos, Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri que amo muito mais fazer resumos com canetinha do que com qualquer outra caneta HUAHAUHAUAHUU e são super mais baratas. As canetas pretas de bujo eu uso todas mas as coloridas.... sempre pego as azuis e esqueço as outras. Eu tenho mais de 10 marcadores de texto e eu nem uso, tipo nunca.

      Excluir
  5. Ei Bruna, eu estava comentando sobre isso agora pouco com uma amiga. Ela quer se organizar mas esta sem grana para comprar uma agenda agora, eu disse a ela que ela não precisa de uma agenda super mara agora. Pode começar utilizando planners semanais (eu mandei até o link do seu blog pra ela baixar os seus). Eu comprei um caderninho baratinho na papelaria (paguei nem R$4,00), com folhas pautadas mesmo e fiz um quase "bujo" haha e to usando.
    A verdade que consumimos muito conteúdo que nos leva a gastar demais mesmo. Precisamos de controle. Eu também já fui a louca da papelaria. Dia desses comprei uma caneta que já tinha, ou seja, nem eu sei o que tenho, então não preciso de mais né...
    Parabéns pelo post! E obrigada por sempre nos ajudar :)
    Beijos
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da teoria que devemos comprar a versao barata antes de comprar a mais cara, obrigada por indicar o blog <3

      Excluir