Em estudos featured freebie

Como utilizar o método cornell para estudos? + Folha para Resumo


Percebi que mal falo sobre estudos por aqui então resolvi que vou explicar alguns métodos de estudos, os mais famosos e os poucos conhecidos. Assim você pode encontrar o método que melhor se encaixa no seu jeito de estudar.


Hoje eu vim falar sobre o famosíssimo método cornell, parece que todos os studygrams usam essa forma de anotações. Como tem algumas duvidas (eu mesma fui pesquisar mais pra ver como melhorar ele), acredito que ainda tenha conteúdo a ser explorado sobre ele.

O método consiste em dividir a sua página em três seções: anotações, tópicos e sumário. Reparei que algumas pessoas nem sequer utilizam o sumário e eu mesma quando faço esse método, utilizo o lugar de sumário para anotar coisas que quero pesquisar sobre a aula.

Anotações

Reprodução: Tumblr
 É a maior parte das divisões das folhas, onde você anota todas as informações, gráficos, respostas, objetivos, sentenças, desenhos, frases de forma resumida ou como você entendeu. Aproveite para fazer desenhos ou criar códigos para facilitar o reconhecimento. Por exemplo, uma lupa pode ser um tópico que você quer se aprofundar, um balão uma frase e um livro para leituras a se fazer.
O exemplo da imagem acima possui muitas táticas visuais: color coding, divisores, post it, setas, balões, textos destacados, listas, siglas... A diferença é que a pessoa utilizou a parte de anotações para fazer os tópicos e do lado esquerdo colocou observações. Sendo assim, você pode adaptar da melhor forma que quiser as três divisões.

Tópicos

Reprodução: Tumblr

Na parte da  esquerda é onde você irá anotar os tópicos da área ao lado, perguntas, palavras-chave, referencias, ideias centrais relacionadas as anotações. É aconselhado você fazer isso depois da aula para deixar algo mais conciso.
Aqui nesse exemplo, a pessoa utilizou de bandeirinhas pra marcar os títulos.

Sumário

Essa é a terceira parte que fica no final da folha, onde é recomendado anotar um breve resumo sobre o que se encontra na página e qualquer outra coisa que te ajude a identificar do que se trata essas anotações. Eu por exemplo prefiro anotar o tema, data e matéria em cima da folha e utilizo esse local para anotar coisas complementares (nomes de artigos, livros, material, trabalho a fazer, pesquisas).
Buscando pela internet, muitas pessoas também retiraram o sumário na sua adaptação ao método cornell.
No exemplo acima, o estudante utilizou muitos desenhos e cores, além de utilizar o sumário para um resumo e a parte de tópicos com muitas palavras chaves.


Para facilitar, eu fiz um arquivo para vocês imprimirem e utilizarem o método em seus resumos ou até mesmo no fichário. Para fazer o download é só clicar na imagem abaixo, não esqueça de me marcar se postar alguma foto utilizando e me siga no instagram: @atravesdalinha

Textos relacionados

0 comentários:

Postar um comentário