Vantagens e desvantagens entre planner e bullet journal

13:21

 Ano passado a moda era planner e hoje em dia é o tal de do bullet journal, confesso que eu sempre fui apaixonada pelo bujo e me inspirava muito nele pra fazer meus freebies, além de passar horas admirando. Hoje eu misturo planner com bujo e dá bem certo, inclusive já fiz um texto sobre isso, mas agora vim falar sobre as diferenças desses dois sistemas e quais pode se adequar mais a você.

A diferença principal: planners são modelos prontos para planejamentos, tipos argolados, espirais, travellers notebook e tem um texto sobre esses modelos e o bullet journal é nada mais que um caderno + canetas + criatividade. No bujo você cria sua organização do jeito que quiser, desenhando e escrevendo.

Planner
Planners existem de todos os tipos e você pode ver uma maior explicação dos modelos no texto que indiquei acima, mas falando em geral, eles têm algo em comum: você não precisa ter trabalho criando os layouts! A menos que você queira criar seu próprios modelos, você não vai se preocupar com isso, e mesmo que faça, será só uma vez no programa e poderá imprimir quantas vezes quiser. 
Entramos em uma parte chata, se você usa planners argolados, você vai ter que perder um tempo imprimindo, recortando e furando. Mas se você usa planners prontos como os em espirais, já vai ter toda a facilidade, o problema é que espirais por terem todos os meses, são mais pesados e não dá de adicionar paginas extras facilmente, só com gambiarras. 

Vantagens e desvantagens: 
  • Não precisa fazer layout
  • Alguns modelos não pode adicionar páginas
  • Custo elevado
  • Pouca personalização (a menos que você faça suas páginas e imprima - argolados)
  • Alguns só duram por um período de tempo (disc bound e espirais)
  • Modelos semanais e mensais padronizados em quase todas as marcas (muito parecidos entre si)
  • Não pode carregar coleções (alguns planners possuem folhas extras no final mas são poucas)
Bullet journal
Instagram:studywithinspo
O famoso caderninho que você anda vendo o tempo inteiro pela internet, com listas no buzzfeed, e com várias influencers aderindo. O melhor é o valor: você gasta quanto pode e quanto quer. O caderno você encontra desde 5 reais até a 150 (um moleskine por exemplo). Existe diversas formas para você escolher: pontilhados, quadriculados, lisos, capa dura, capa mole, pequeno, médio, grande, você decide o que quer. Além de poder fazer em planner argolados ou fichários, no fundo do seu caderno da faculdade, até no One Note dá de criar um bullet. 
A segunda melhor coisa é a personalização: você quem cria seus spread (suas páginas semanais e coleções), ou seja, se você gosta colorido ou minimalista, tudo depende de você. O chato é que quanto mais trabalhado for seus spreads, mais tempo você vai "perder" cuidando do seu bujo mas há quem diga que isso é uma terapia então pode ser considerado uma vantagem. 

Vantagens e desvantagens:
  • O valor é adaptado ao seu bolso
  • Fácil de começar e continuar
  • As páginas é você quem cria (gastando tempo porém personalizável) 
  • Seus dias são de acordo com sua rotina e seu humor
  • Se quiser mais variações tem que gastar em canetas, canetinhas, lápis.
  • Criatividade e inspirações são importantes para bujos que não são minimalistas
  • A grande maioria é mais leve que planners por serem só um caderninho
  • Desenhar pode se tornar uma terapia

Assim como qual método de organização você vai escolher, as vantagens e desvantagens dependem da sua necessidade. Por exemplo, para mim não há problema em querer variar no bujo já que tenho muitas canetas mas seria um problema imprimir toda hora arquivos da internet já que a tinta da minha impressora é cara.
Analise e tome sua decisão, caso queira, estarei sempre disponível no instagram @atravesdalinha para ajudar vocês.





Textos relacionados

0 comentários