Por que as pessoas decoram planner e bullet journal?

10:00


Esses dias estava passeando pela internet e vi um comentário dizendo o seguinte "que ridículo aquele vídeo de fulana falando de decorar agenda, que coisa inútil" e fiquei lembrando de toda vez que alguém me zoou por falar de "papel" no meu blog. 
Eu não gosto de julgar as pessoas por encontrarem algo que te faz bem (só quando vira um exagero e dá vontade de falar "oi moça, calma"), e os planners são um hobbie, algo que faz muito bem para diversas pessoas. Estamos numa época que se fala muito sobre a saúde emocional das pessoas, já que ultimamente está todo mundo com algum tipo de "problema", seja ansiedade, angustia, depressão etc. Os planners servem de uma forma especial para essas pessoas. 
Instagram: @viacalligraphy

Lembram da fase de dois anos atras de livros de colorir? Eles eram usados para pessoas estressadas se desligarem do mundo ou se divertirem um pouco. Não é algo ruim você querer fugir dos seus problemas por algum momento, não é infantil, independente do que seja. Algumas pessoas decidem desenhar, pintar e decorar a agenda da mesma forma que algumas pessoas escolhem academia, jogar futebol, assistir séries. Todas essas coisas são feitas com o mesmo proposito: relaxar. 
Eu lembro de um texto de uma advogada falando que lia 50 tons de cinza porque passava o dia inteiro lendo peças e livros dificeis em sua profissão e o livro "fácil" era para ela simplesmente ter um tempo pra ela. Ela não ficou mais burra ou inutil porque divertiu por 1h lendo um livro "ruim" e nem você ficará menos adulta porque colocou adesivos de Hello Kitty nas suas agendas.
É engraçado as pessoas falarem que é infantil decorar agenda sendo que os filmes mais esperados do ano são de super heróis e todos estão saindo para ir ver Bela e a Fera. É só uma questão de julgar as pessoas para se sentir superior, está ok ter uma capa de celular rosa glitter mas uma agenda com glitter? Nem pensar.

  • Planners podem ajudar na saúde emocional
Instagram: @plusbizarre 

Se você tem problemas em continuar projetos ou organizar a vida, o planner pode ser uma boa opção pra você. Não estou falando de gastar rios de dinheiro em adesivos, existe planners e bullet journals minimalistas que fazem muito bem o seu trabalho. As cores, desenhos, adesivos servem apenas para te dar mais vontade de utilizar aquele caderno, se você não precisa ou não gosta, está tudo bem.
Há diversas formas de monitorar sua saúde mental, com paginas exclusivas para isso, e paginas para desabafar, arrumar suas metas etc. Ele pode "salvar" a sua vida como algumas pessoas disseram, desde que você utilize da forma mais fácil e útil, sem se forçar a usar nada que não seja do seu agrado.
E se você testar os planners e ainda não gostar da ferramente, ta tudo bem, é só não sair ofendendo quem utilizou dela para melhorar a vida.  Tem esportes, hobbies e distrações para todos os gostos.

Não esqueçam de me seguir no instagram: @atravesdalinha  



Textos relacionados

16 comentários

  1. Adorei o seu post, eu já vi gente dizendo que agenda, diário é coisa de adolescente, mas desde que eu voltei a fazer uma listinha de coisas boas na minha gente meu dia a dia melhorou demais. Cada um se expressa da forma que acha melhor... Gostei muito do seu post <3

    Carol | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
  2. Eu decoro, amo colar meus adesivos no planner, tiro fotos e posto no instagram... Para mim, é terapia. Me faz bem. O planner que uso no meu dia-a-dia é o que eu menos decoro, mas nem por isso deixo de colar um ou outro.
    Mas isso não quer dizer que a minha maneira é a certa, nem que é a errada. É a que funciona melhor para mim e quando falo sobre o assunto no blog, tento deixar isso o mais claro possível.
    Claro que tem gente que vai julgar. Sempre tem, mesmo que você não faça nada. Mas isso é problema de quem julga. Eu ignoro mesmo.
    Amei o post e concordo com tudo.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu decoro as vezes, bagunço mais do que decoro kkkk mas é muito bom <3

      Excluir
  3. Adorei a matéria! O que você disse está totalmente certo. O Planner não é apenas para se organizar, mas uma forma de se distrair nesse mundo tão cheio de tarefas e que anda tão apressado. Como você disse, ele ajuda muito na saúde mental e, se te faz bem, por que não usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se te faz bem e não machuca ninguem, deve ser usado mesmo <3

      Excluir
  4. Nossa, me abraça! O BuJo é a a maior ferramenta de auto conhecimento que tenho e acho que o jeito que eu o decoro diz bastante sobre mim. Quanto as pessoas que criticam, gente qual é o problema de vocês? Por que tu ta se importando com o jeito que eu mexo nas MINHAS coisas? É falta de roupa suja pra lavar, é? Sai pra lá com tua amargura, nem quero essa negatividade perto dos meus adesivos hahaha.
    Parabéns! Amei a matéria!

    antesdascinco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se duvidar é capaz deles reclamarem até da forma que a gente lava nossa roupa kkkkkkk

      Excluir
  5. Eu sou uma adolescente de 46 anos! Sempre usei agenda quase como um diário e amo! Sou professora e também adoro decorar meus cadernos. Me faz bem! Me faz feliz! Não me sinto menos mulher, mãe ou profissional por isso. Acaba sendo meu diferencial, todo mundo sabe que um objeto é meu porque tem uma figurinha, uma washi ou é diferente. Nunca tinha visto como uma terapia mas pensando bem, é mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha algumas canetas minhas tem washi enrolada pra eu saber quais são as pontas dela haha. O povo fala, fala, fala mas sempre tem alguém querendo suas coisinhas decoradas.

      Excluir
  6. Adorei o post, as pessoas andam tão intolerantes ultimamente, problematizando até os adesivos alheios!! hahahah beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é problematizar kkkkkkk
      Vamos decorar planner porque pelo menos a gente cuida só da nossa vida ne?

      Excluir
  7. As pessoas se preocupam demais em analisar o que os outros usam ou fazem. Com isso perdem um tempo precioso de alto conhecimento.
    Amo meu planner e sou apaixonada por papelaria sim, minhas canetas são todas de bichinho é isso não me faz mais ou menos profissional ou mulher.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dá matéria, me indentifiquei no tema em que foi relatado,acho uma maneira sadia de poder se distrair e consiste também em embelezar um pouco a mente. Através dos coloridos que colocamos em nossos planners.

    ResponderExcluir