7 dicas para se dar bem em seminários ou apresentações de TCC

11:00

Instagram: simplyorganized 

Um dos maiores medos de quem faz faculdade é o tal do seminário, eu odiava, morria de vergonha (ainda tenho) mas aprendi a lidar. É importante você se acostumar para não ficar tão nervoso no seu TCC. Separei aqui algumas dicas de coisas que me ajudam a tirar notas altas em apresentações.

Faça o slide
Mesmo que não tenha slide, faça-o, é a melhor forma de separar os conteúdos e colocar na sua cabeça a ordem logica das coisas. Aprendendo melhor o que tem que ser apresentado e ligando uma coisa a outra. Dica rápida para slides: não use muitos textos, professores tiram nota quando veem que você está lendo mas também não deixe sem informação alguma, a pessoa tem que entender o que ta acontecendo Querem um texto ensinando como fazer slide bonito e funcional?

Pense que esta se dando bem
Eu vi em algum vídeo de motivação essa dica e tem funcionado bastante. Quando estiver lá, imagine que está tirando um 10, que todos estão adorando sua apresentação. Isso dá um gás e diminui o nervosismo. Tanto que quanto você começa a apresentar e está fazendo tudo certo, você normal rapidinho.

Escreva a sua fala
Nada de copiar o que ta escrito no material de apoio, escreva com suas palavras, faça mapa mentais, entenda o que está explicando. Se você tentar decorar, ao chegar na hora e esquecer uma frase, vai ficar mais nervoso e não lembrar de mais nada. Aprendendo, você explicará com suas palavras e mais facilmente.

Se imagine apresentando
Imagine como você utilizaria as imagens que estão no slide, a ligação entre elas e sua fala. Como você poderia explicar mais facilmente a tabela, falar do conteúdo, relacionar com noticias do dia a dia.

Fale curiosidades ou dê noticias
Puxando o tópico passado, utilizar de curiosidades ou acontecimentos é uma ótima forma de chamar atenção do publico e demonstrar conhecimento.

Olhe para o slide se estiver nervoso
Pode ter a foto de um papagaio numa bicicleta la no slide, eu fico menos nervosa do que olhar para as pessoas presentes. Não é para você olhar e ficar lendo os textos (as pessoas da sala provavelmente sabem ler), é só para você se distrair dos olhares penetrantes que te deixam nervosa ao pensar que estão te julgando.

Aprenda todo o conteúdo
Uma das frases mais ouvidas na faculdade é "cada um faz sua parte e depois a gente junta", só que isso faz com que as pessoas aprendam só sua parte e fica ridículo. Elas não conseguem fazer uma relação entre o que ela apresentou e o que o amigo apresentou. Dica: o professor sabe que você só aprendeu a sua parte. E a melhor coisa é que se um amigo seu ficar nervoso, você pode "salvar" ele na hora, começando a falar até que ele se recomponha, fazendo com que vocês não percam ponto em grupo (e consequentemente aumentando sua nota se for individual). 

Se você tem alguma dica para apresentar seminário ou TCC, deixe aqui nos comentários.
Não esqueça de seguir no instagram: @atravesdalinha 

Textos relacionados

4 comentários

  1. oi, oi.

    ótimas dicas! <3 neste ano irei apresentar o meu TCC e, nossa, o nervoso começa é agora. :( acho que seguindo as tuas dicas, com certeza não tem como errar. o lance é se preparar bem, ensaiar e ter certeza de que domina o conteúdo ao qual irá falar. caso contrário, melhor se preparar mais e adquirir mais segurança. :)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode treinar com alguns parentes seu tambem nesse caso <3

      Excluir
  2. Bru, faça sim um post sobre criar slides funcionais. Vai ajudar bastante! Obrigada!

    ResponderExcluir