Em Organização Papelaria

Um aviso sobre planners em cadernos


Durante a semana eu conversei com uma amiga sobre a quantidade de meninas que estão comprando planner estilo caderno e não estão usando, acabo de ver mais um video de publieditorial sobre esse tipo de planner e decidi dar um "aviso" para quem o deseja.

O problema do planner em caderno não são os arames e sim o seu tamanho. A maioria dos planner (principalmente os vendidos no Brasil) são MUITO grandes. O planner da Paperview tem 21x23,5 cm, o da La Pomme tem 20x23cm (sem contar a espiral, apenas capa) e o da Evertop 22x21,5cm. Para você fazer uma comparação simples lembre-se que o tamanho da folha A4, aquela sulfite comum que usamos em casa, é 21x29,7cm. Esses planners estilo caderno são praticamente uma folha A4 e quase quadrados.

Dependendo do porquê você quer um planner, ele não é o tipo mais acessível para você. Sem citar preços, vamos falar de funcionalidade. Quem compra planner quer se organizar certo? E não tem como se organizar com uma ferramenta que não tem como levar para todo lado (a menos que você use mochila).

Planner como A5 e em tamanhos maiores que o próprio A5 são úteis para quem passa a maior parte do tempo em casa ou irá usa-lo no trabalho. Não são interessantes para quem necessita de algo para ter sempre a mão, com listas de tarefas ou lembretes. Se você não conseguir ficar com ele a maior parte do tempo "a mostra", você não usará e acabará abandonando o planner como algumas meninas fizeram.

Já que os planners são maiores, os espaços para escritas também são maiores, se você não tem tanto afazeres, não precisa de um planner assim. Ficar com um planner grande, quase sem escritas e com muito espaço em branco é broxante. Se você não precisa de algo tão grande, para que gastar tanto dinheiro em algo desnecessário?

Antes de pensar "ele é bonito, vou comprar" lembre-se que o principal intuito do planner é se organizar, não ser bonito. Se você quer algo bonito, pode apostar em um memory planner ou em um journal. Sem contar que todos os planners podem ser lindos dependendo da sua criatividade e esforço, você não precisa pagar 400 reais para ele ser lindo.

Eu tenho a total consciência que não poderia ficar com um planner grosso e grande, parecendo um livro pra lá e pra cá, mesmo ficando boa parte em casa. Não teria tempo, nem agilidade, nem o que escrever. Acho lindo todos os planner que citei porém só usaria para fazer memory planner no máximo. Algumas pessoas estão deixando de usar esses planners pelos motivos que citei: ficaram desmotivadas, não conseguem usar, não tem como levar etc. Se você quer saber como escolher o planner para você, eu fiz um texto aqui para auxiliar.

Ademais, um aviso, antes de comprar qualquer coisa para si que viu na internet: pesquise, pesquise mais ainda se for caro. Depois repense se aquilo vai dar certo para você, um planner grande talvez funcione para a blogueira que trabalha em casa mas e pra você que cada hora pode estar em um lugar?

Não esqueça de curtir a página do blog e colocar em ver primeiro pois o facebook não mostra todas as postagens e você pode perder conteúdo novo.

Créditos: Melina Souza (Imagem)

Textos relacionados

11 comentários:

  1. Estou pensando em fazer um post no meu blog para falar sobre minha experiência com o planner estilo caderno! . Li seu post e fiquei bem animada em fazê-lo!

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse post hoje mais cedo pelo bloglovin e salvei pra vir aqui te dar os parabéns pelo post maravilhoso! Eu acho os planners lindos mesmo, mas teu post me fez enxergar que não basta ser bonito, por exemplo, eu mal uso minha agendinha, quem dirá um planner grandão! Teu post estará nos melhores do mês que vou postar no blog dia 31 <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
  3. Verdade, eu não curto o estilo caderno, pois para comprar um caderno eu compro um bem mais barato, e também pelo fato de que acho absurdamente caro para usar um ano só e fim!
    Já os fichários se a pessoa for cuidadosa é só trocar os inserts, mas tem gente que cansa da capa, né? Por isso tem um monte....
    Pequenino para mim não rola, pois já tentei com um personal e achei muito pequeno, minha letra é grande kkkkkkkkk, escrevia duas lindas pum.....acabou o espaço.
    Eu comprei um da Donna Dolce pela beleza e achei que ia funcionar para mim, tá lá encostado, muito enorme, apesar de ter a capa dura é leve. Ma ainda assim para carregar foi ruim. Por fim, comprei um carpe diem e acho que esse é O planner para mim
    bj bj
    ótimo post esse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee, ainda bem que achou um que te fosse util

      Excluir
  4. Realmente o problema do planner de fichário e cadernos é que por serem bem grandes não são tão fáceis de carregar e se você precisa para anotar tudo fica complicado, eu fiz um, imprimi, mas não consigo levar pra todos os lugares e isso porque é tamanho A5
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, so consigo levar o meu porque ando de mochila.

      Excluir
  5. Adorei o post! Eu sou exatamente assim, compro uma coisa e acabo não usando depois. Por exemplo, a agenda suuuuper fofa que comprei para a faculdade e sempre pretendo usar, porém nunca uso. Em relação aos planners, eu já quis (e devo confessar que ainda quero um pouco) muito ter um. Para organizar minha vida, para me sentir blogueira cheia de afazeres. A questão é que realmente é bem caro e eu tenho certeza de que só usaria na primeira semana. Nunca tinha parado para pensar nisso, mas você abriu meus olhos. Verdade, se uma coisa for cara a pesquisa tem que ser bem à fundo, haha. Quem sabe se o blog crescer bastante e eu REALMENTE precisar de um planner, eu compro um. Até lá, a agenda que não estou usando pode quebrar o galho.
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar so um caderno e fazer um bullet journal hahah tem post no blog sobre
      Beju

      Excluir
  6. Gostei da sinceridade.. =) fiz o meu assim grande, só até o meio do ano, mesmo assim é pesado e tem hora que desanima carregar pra lá e pra cá

    ResponderExcluir