Em Opinião Organização Papelaria

Porque eu não decoro o meu planner

Vendo um video de plan with me, eu lembrei desse texto onde a autora diz o porquê dela não decorar seu planner. Me vi naquele texto e decidi fazer a minha versão já que sou umas das poucas da comunidade de planners do Brasil que não decora o próprio planner.

As únicas coisas que faço de diferente no meu planner são dashboards diferentes e color coding. Na minha experiência, não conseguiria viver com um planner cada dia com tons de caneta de uma cor. Iria me perder facilmente procurando a lógica naquelas marcações. Eu preciso de um vermelho berrante me avisando o dia da prova, mesmo que seja a única coisa colorida no meu planner.

Eu não gosto de decorações de planner
Eu amo washi tapes, eu amo post it, eu amo adesivos mas eu realmente odeio aqueles planner tipo álbum de figurinhas. Mas não porque é feio e sim porque o meu entendimento de planner é: organizar a sua vida e ponto. Não me acharia em um monte de cores aleatórias e adesivos fofinhos. Eu sou chata (confesso) e preciso, necessito que o planner tenha uma lógica de escrita, de cores, de lugar. Se for pra ter coisas bonitas, prefiro um journaling, é lindo e não é para eu me organizar no dia a dia. O máximo que gosto é de letras bonitas, umas maiores ou menores e inserts coloridos ou enfeitados. Pra mim quanto mais clean, mais útil e elegante.
Eu sempre procuro adesivos úteis com "ligar" "importante" "prova" mas dificilmente acho, esse tipo de "enfeite" eu adoraria. O máximo que acho é to-do lists coloridas e adesivos de desenhos fofos.

Eu não tenho tempo (nem vontade)
A maioria das vezes eu tenho que decidir entre passar meu tempo com meu planner e dormir, adivinha quem vence? Hahahaha. Tem gente que só decora quando tem tempo, fica semanas sem decorar e depois decora uma semana mas eu não consigo. O máximo que consigo é fazer um doodles (bem feios por sinal), umas tentativas de letras diferentes e uns adesivos em páginas mais especificas.

Eu não uso planner para hobby e sim para me organizar
Lembro que anos atrás meu sonho era ter uma redfax (só conhecia essa marca) e eu queria ela para tentar ser mais produtiva. Depois de um tempo procurando sobre planners, descobri os enfeites e outras coisas. Eu amo coisas fofas e de papelarias mas minha intenção com o planner sempre foi me planejar, não gastar meus adesivos.

Eu acho desperdício de washi #paodura
Eu ainda não me livrei daquela mania de ensino fundamental em guardar os adesivos para nunca mais usar. Eu vejo minhas washis de 5m ou 1m e penso: se eu gastar, vou usar só em uma semana e depois se acabar mais 3 meses esperando da China? NAAAAAAO. Eu uso minhas washis em "moldura" pra foto, decorar pequenos objetos ou nas dashboards mas no resto eu tenho dó. E também porque eu não compro muito e só passo raiva com os post it da china (por que eles nunca colam direito?).

O consumismo da comunidade as vezes me assusta
Ok, Ok cada um gasta o dinheiro como quiser, todo mundo sabe disso mas quando é uma questão de uma comunidade inteira, é de se questionar sim. Eu também acho lindo todos os planners da kikki, queria ter uma Filofax, um Erin Condren, mais umas três capas pro meu planner da A.craft mas eu não vou conseguir usar tudo isso. As gurus de belezas e suas seguidoras também tem seu consumismo e também me assusta, qual é a necessidade de ter todos os batons da moda? E o pior é a influencia que isso tem na cabeça das outras pessoas, se um grupo que você participa está comprando demais, isso te induz a comprar. Eu tenho três planners, cada um de um tamanho, não uso todos e já acho demais, imagina quem tem 20. E não é uma pessoa perdida na multidão que tem uns 10 planners, 50 washis e 100 cartelas de adesivos, É UM MONTE.
Isso realmente me assusta. Meu primeiro choque de consumismo exagerado foi quando vi a quantidade de mulher pagando mais de 100 reais em faqueiro simplesmente pra botar lápis de cor dentro, depois disso eu fico repensando qualquer consumismo (e olha, gastar é comigo mesmo).

Meu aviso pra você que quer ou tem um planner: não se sinta triste caso não tenha muitas washis, caso sua letra não seja maravilhosa ou você não tenha dinheiro para gastar em milhares de cartelas de adesivos. O intuito do planner é outro e você não tem que ficar se comparando com outras pessoas.

Me siga no instagram @atravesdalinha 

Ps: esse texto relata a minha experiência e o meu uso do planner, não está direcionado a ninguém e não julgo quem ama decorar, para deixar bem claro.

Textos relacionados

10 comentários:

  1. Penso igual a você. Eu preciso do planner pra me organizar. Não tenho tempo e nem vontade de gastar o que tenho decorando e perdendo o espaço que poderia ser útil xD
    Por isso me dei tão bem inicialmente com o bullet journal e só agora comprei um happy planner (e pq estava na promoção! kkk). Já estou te seguindo no insta (que é lindo, por sinal!). O meu é @nutri.study Beijoooo!

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHHA nem um planner eu tenho. Nunca consegui usar nem agenda. Listas de metas só me fazem não cumpri-las. Uso um caderninho para o meu blog que vou anotando o que preciso só para não esquecer e outro para a faculdade com o mesmo intuito. Às vezes penso em voltar para a agenda para me localizar mais fácil, mas o caderninho me dá uma abertura maior para eu anotar o que quiser independente de dias. No máximo anoto os compromissos num calendário e colo uns post-its no mural para me lembrar de consultas e etc. Me sinto muito bagunceira lendo o seu blog, você parece ser mega organizada... Conheci esses planners semanais através do seu blog. Ah, também não tenho essas neuras de decorar meus cadernos não. Para mim essas coisas tem que ser funcionais e refletir mais ou menos o que se passa na sua cabeça. Ser bonito é o de menos. Também sou pão dura e não gasto meus adesivos dos cadernos do ensino fundamental a toa não!
    beijos!
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sou toda bagunceira tambem. Eu so to tentando diminuir hauhauhauha. Meus adesivos ninguém mexe, nem eu hahaha

      Excluir
  3. Me identifiquei demais! As vezes vejo fotos que as pessoas colocam do seu planner, e a única coisa que tem é uma pagina toda enfeitada e cheia de adesivos, e nenhum planejamento oO fico me perguntando qual a real função do planner pra essas pessoas kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Fiz o meu planner, uso para planejar mas também gosto de decorar. Admito tive meu momento consumista, hoje estou mais relax, Tiro um dia na semana para registrar todas as atividades e caso vá surgindo um compromisso vou anotando. Gosto de decorar pq me ajuda a relaxar e fica mais bonito. Porém não esqueço qual a função primordial dele que é planejar. Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Entrei no mundo dos planners faz pouquíssimos días e encontrei teu Blog. Engraçado que eu achava que as pessoas tinham tipo 1 planner argolado e so kkkk quando comecei a ver vídeo de comprinhas no youtube e review de planners fiquei chocada. Tem gente que tem uma montanha de planner e aposto que são desorganizadas, não é possível! Até pq comprar uma penca de planner caro deve pelo menos desorganizar as contas hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAAHAHHAHAHAH melhor comentario. Tem que ter planner pra organizar as dividas

      Excluir
  6. fabulosa sua reflexão! se não nos vigiármos , somos devorados por este consumismo voraz. Parabéns!

    ResponderExcluir