Em Opinião Organização Papelaria

O que realmente significa um planner e para que serve


Seguindo minha lógica avisando sobre planners em cadernos, decidi falar sobre o que é e para que serve os planners. Eu sei que o assunto de planner já virou o tópico principal do blog e eu já deveria ter falado sobre isso há muito tempo, o problema que muita gente já tinha falado e definido o termo, só que agora eu decidi falar minha perspectiva e um lado mais técnico sobre o planner.

Planner é planejar. Minha mãe chamaria de "agenda com frescura" só que teria um erro nessa frase, um planner não necessita de calendários para ser um planner. É você leu direito e eu não estou louca. Você não planeja apenas seu dia-a-dia, você pode planejar seus estudos, suas metas, sua vida financeira, suas viagens etc. Nada do que citei precisa de data (necessariamente).

O uso de visões mensais, semanais e diárias é apenas uma forma de dividir suas tarefas e consequentemente seu planejamento. Usando o exemplo da viagem, você planeja ir para Europa, então durante a semana você pode escrever que na segunda vai tirar passaporte, na terça irá ver passagens, quarta comprará uma mala. A agenda são seus afazeres que envolvem seu planejamento, seus focos e as categorias da sua vida.

Definindo bem, planner é o lugar onde você planeja e organiza sua vida. Uma frase famosa do mundo planeristico é "uma meta sem um plano é apenas um desejo", ela também define o conceito do planner. Oras, o planner é para te ajudar a chegar a sua meta. Sendo assim, a agenda é para você lembrar o que precisa fazer no seu dia, mês, ano.

A agenda pode ser diária (aquela que estamos acostumados), semanal (onde você pode ver a semana toda de uma só vez) e até mensal, que é o nosso calendário comum. Se a sua intenção é apenas te lembrar o que tem que fazer no dia ou dividir os dias da semana que vai fazer X coisa, você não precisa de um planner, você precisa de uma agenda.

Queria aproveitar e entrar num assunto polemico, muitos vendem agendas com nome de planner e cobram 10x mais caro. Explico porque: se o tal "planner" só tem espaço para você anotar sua semana, algumas anotações de gastos, visão mensal e contatos ele não é um planner, é uma agenda. Se você for em uma papelaria, facilmente encontrará agendas com visões semanais, mensais e espaço para contatos (e algumas frescurinhas) custando 30 reais. Uma agenda não vira um planner por ser em visão semanal, nem vira planner por ter alguns papeis a mais e ter seu nome na capa. Se a sua intenção é apenas anotar sua semana e um calendário, você não precisa pagar caro por isso, continuo repetindo.

Seguindo o conceito, um planner tem que te dar a opção de personaliza-lo de acordo com suas necessidades (e botar seu nome nele, não é de fato uma necessidade). Um planner sem espaço ou opção para você colocar outros planejamentos, não é um planner, é uma agenda. Planner é ser livre, é poder organizar, é tentar manter o máximo de informações juntas. 

Veja esses exemplos e pergunte se o que você precisa, é algo semelhante, se for, você precisa de um planner, não de uma agenda.
1. Tirar notas melhores ou passar num concurso
2. Ser mais produtiva e organizada
3. Ter em mãos dados e informações importantes
4. Fazer um controle sobre a limpeza da casa
5. Controlar suas finanças
6. Realizar suas metas
7. Perder peso ou ganhar

Resumindo esses exemplos: tudo aquilo em que você precisa de um controle ou plano de ação para agir.

Lembrando que planner não é um acessório de papelaria, não é um álbum de figurinhas. Obviamente você pode enfeitar, colar adesivos e muito glitter mas o planner é algo para organização. Se você gosta de coisas de papelaria mas não esta nem ai pra se organizar, o planner não é pra você. Existe diversos hobbies para quem ama papelaria, como memory planner, scrapbook e journaling. Digo isso para quem vê um planner fofinho e pensa "meu deus vou comprar porque amo coisas fofas", amiga, você só vai gastar seu dinheiro se a sua intenção não for se planejar de verdade. 

Qual o intuito desse texto? Tentar informar e talvez impedir que pessoas gastem dinheiro em vão. Como o texto citado acima, algumas pessoas compram no calor do momento e não usam, jogam fora. É meu "dever" como blogueira desse assunto tentar avisar. Não é todo mundo que tem condições de apostar numa ferramenta cara, não usar e não se arrepender. Lembrando que alguém nunca fica só no planner, tem as canetas, adesivos, washis e tudo mais que compramos mesmo se for igual eu e não decore o planner.

Se o seu intuito é se organizar e gastar sua coleção de adesivo, ta tudo bem, tenha seu planner ou agenda. Só não quero que pessoas se enganem com uma promessa de produtividade impossível ou se empolguem, gastem muito e não usem. Eu sei quanto custa um planner e sei que não é todo mundo que tem essa grana disponível sem fazer falta.

Falando em produtividade impossível, recomendo que leiam o meu texto que aborda  fatos sobre organização.

Não esqueçam de me seguir no instagram: @atravesdalinha 

Crédito: ym5dotco (imagem)

Textos relacionados

13 comentários:

  1. Post muito bom! Eu adoro planner, tenho dois, e realmente muita gente acaba comprando na empolgação porque é tudo tão, tão lindo que a gente pira. Então obrigada por esse post esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Planner é uma coisa que me interessa muito! Sempre venho ao seu blog quando sai esse tipo de post!
    Bjus
    Fabi
    www.fabianacorrea.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!
    Planner é uma coisa que me interessa muito! Sempre venho ao seu blog quando sai esse tipo de post!
    Bjus
    Fabi
    www.fabianacorrea.com

    ResponderExcluir
  4. Amei este post tem muita boa informação e realmente abriu um pouco o olho do que realmente devo colocar no meu planner.
    Beijos, Grande Sonhadora.
    http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber mais sobre planner, vou aderir. Mas acho que vou começar com um feito por mim mesmo porque os ue eu vi para vender foram muito caros e só quero comprar quanto tiver o hábito de usar mesmo. Beijinhos.

    www.cantinhodameninice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço isso, so comprei as versões mais baratas e me servem muito bem.

      Excluir
  6. Muito bom seu post, eu tinha minhas dúvidas quanto ao planner rs, Super beijo linda

    www.angelfernandes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do seu post, já vi muita gente enlouquecida com planners. Já vi gente colocando agenda pra download e chamando de planner, gente com tanto adesivo no planner que não sobrava espaço pra escrever e empresas ganhando muito com planners que organizam apenas o seu dia, ou seja uma agenda.
    Eu tive que pesquisar muito pra entender que o melhor é você mesma fazer, pq nenhum parece completo ou atende a todas as suas necessidades (a menos que sua necessidade seja treinar arte). Não sou contra adesivos, desenhos ou tudo o mais, mas ao se organizar é necessário ter a maior e melhor visualização possível de seus insumos, é bater o olho e achar, quem consegue isso no meio de tanto adesivo junto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O famoso album de figurinhas. Alguns ainda são bem organizados mesmo com tanto adesivos só que tem outros que os desenhos dão mais informação que o que a pessoa tem que fazer. Ai complica...

      Excluir
  8. Olá! Gostei muito da sua explicação sobre planners! Estou fazendo um post no meu blog sobre o assunto e indicando seu post para entenderem melhor. Obrigada pelas informações!!

    ResponderExcluir