O que anotar no seu planner ou agenda?

20:36

bullet journal, planner nacional, planner brasil, o que anotar no planner
Bullet Journal da Boho berry

Uma moça perguntou em um grupo de planners o que era interessante escrever no planner ai eu me toquei que eu nunca tinha feito um texto sobre isso, até porque é uma coisa bem pessoal mas a gente pode dar uma ajudinha de como escolher né?

Defina áreas 
Quais são as coisas mais importantes da sua vida? Separe elas em categorias. Eu por exemplo tenho três áreas importantes: blog, faculdade e eu. Minha vida podia ser dividida nessas três coisas. O "eu" todos devem ter, são compromissos pessoais, médicos, metas etc. Se você tem filhos é uma categoria, se tem uma casa pra cuidar, outra categoria. Se você tem um salário, é importante você ter uma categoria pra ele, nem que seja um caderno avulso de finanças. É diferente você viver do seu salário, tudo que precisa e deseja ter que vir dele e você viver de renda de mãe, marido, esposa, irmão... Controlar seus gastos é a única forma de poder usufruir da sua renda da melhor forma possível, sem endividar e realizando seus sonhos. Oras, não tem como viajar sem se planejar né? A menos que ganhou na mega sena, se ganhou me chama.

Defina o que precisa levar contigo e o que pode deixar em casa
Você pode ter que cuidar de uma casa mas não precisa sair na rua com o planejamento de limpeza dela, correto? Então sua agenda semanal ou diária não precisa, necessariamente, do seu controle de limpeza, a menos que você se sinta confortável em ter tudo anotado na parte do seu dia-a-dia. Eu por exemplo não tenho anotado no meu dia-a-dia que eu tenho que divulgar o blog mas anoto o nome do texto que publiquei. Rotinas diárias não são necessárias na parte do dia/semana do seu planner, elas podem ter  uma folha com elas. Desde um "rotina matinal" a um habit tracker.

Como anotar
Você tem uma visão do seu dia, independente qual formato de semana você usa (diário, horizontal, vertical, uma semana por pagina), tem como você separar ou deixar mais dinâmica suas anotações. 
Primeiro você pode separar por color coding, uma cor de caneta ou marca texto para cada categoria. Eu uso preto pra to-dos, vermelho eventos importantes (prova), azul faculdade, rosa blog etc. Depende do que você precisa, é legal você escolher cores que remetem aquele assunto, tipo vermelho sempre me lembra de "atenção".
Segunda opção: separar espaços. No Erin condren, Paperview, Evertop e A.craft existe 3 divisões durante o dia mas você também pode fazer isso manualmente ou visualmente. Separar em cima para coisas importantes, embaixo para tarefas você escolhe. Assim toda vez que olhar já saberá que área é aquela. Ah, pode dividir em "manha" "tarde" e "noite" também.
Terceira opção: ter um caderno ou planner para cada coisa. Esse é o que menos recomendo, ficar com sua vida dividida em vários lugares pode te atrapalhar mais do que ajudar.

Como escrever
Você não precisa escrever "ir ao medico 14h endereço tal", você pode simplesmente escrever "ginecologista 14h". Seu cérebro vai lembrar das palavras chaves e a menos que seja um endereço que você não conhece, você não precisa anotar tudo.

Exemplos de coisas para você escrever:

1. Consultas medicas e compromissos em geral
2. Provas, seminários, aula no laboratório, aula fora do horário normal
3. Relatórios, processos ou trabalhos para serem entregues no dia
4. Aniversários, datas comemorativas, apresentações de filhos/amigos
5. Coisas que não pode esquecer, como comprar presente e ir na caixa postal
6. Afazeres para aquele dia: limpar casa, ir ao mercado, enviar email
7. Pequenas listas, como lembrar de levar pão e leite na volta do trabalho.
8. Textos ou livros para ler: se faz faculdade, dividir paginas ou artigos para ler durante a semana é interessante.
9. Coisas alegres ou anotações como "comecei a tomar vitaminas", "iniciei academia". 
10. Gastos do dia

Eu geralmente anoto mais depois que terminei o dia do que de manhã ou no planejamento semanal. Primeiro que sempre tem aquelas coisas que não conseguimos fazer no dia e segundo que tem aquelas que não planejamos mas fazemos. É interessante ter anotado essas coisas pra caso precise voltar e ver quando fez tal coisa, tipo quando pagou o boleto do aliexpress.

Isso são algumas dicas do que anotar no seu planner diario ou semanal, que inserts ter em seu planner fica pra outro texto haha.
Não esquece de me seguir no instagram: @atravesdalinha 




Textos relacionados

4 comentários

  1. Bruna amei o post afinal nem todo mundo sabe o que é relevante para anotar, eu como não tenho planner nem agenda acabo meio que me entendendo na minha bagunça kkkk mas achei super útil e funcional as dicas, parabéns pelo post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada kinha <3
      Pensei que era algo que todo mundo entendia ate ver que esse tema podia ser interessante pra quem ta começando.

      Excluir
  2. Bruna, ótimas dicas. Lembro que quando comecei a me organizar, ficava perdidinha e a agenda virava uma bagunça que você nem imagina! Seu post com certeza vai ajudar muita gente.
    Agora vi que faço tudo certo: minha agenda é organizada do jeitinho que você descreveu e funciona mesmo!

    ResponderExcluir