Como escolher o planner certo para você

14:22

Uma das perguntas mais feitas por iniciantes no mundo do planner é: "qual planner é melhor pra mim?" Então eu decidi fazer um texto que possa dar uma pequena noção para quem ainda tem duvidas. Os pontos a serem avaliados nessa escolha são:

Planner pronto ou não?
Se você não tem tempo ou disposição para imprimir, cortar e furar talvez um planner estilo caderno seja melhor. As marcas de planner argolados (kikki.ki ou filofax) e ARC (Happy planner) possuem também refis para você colocar no seu planner mas se a sua intenção não é imprimir mais nada, não tem sentido comprar esse estilo de planner. 

Os fauxdori são planner com uma capa e elásticos para você colocar blocos (cadernos) com seus inserts, a A.craft vende esse modelo no Brasil. É uma mistura entre os argolados e encadernados, você pode comprar os blocos prontos (são mais baratos) ou fazer em casa.

Precisa de inserts específicos 
Para quem precisa de planejamento de coisas especificas, além do semanal e financeiro, o melhor é o argolado ou planners para este fins. Existe alguns planners para estudos e academia sendo vendidos mas se o seu desejo é deixar tudo junto. Um sistema argolado ou arc é o melhor.

A5, personal ou pocket?
Na internet existe diversos freebies de planner, se for possível imprima alguns e escreva os seus afazeres diários e semanais, assim você entenderá se precisa de mais ou menos espaço. Se não for possível você pode pegar uma folha sulfite simples, delimitar o tamanho (A5 é metade uma folha A4 e personal é 95x171mm).

Tamanho da bolsa
Muitas pessoas precisam (ou querem) um tamanho A5 mas não tem como levar para cima e para baixo (e não faz muito sentido ter uma planner para ficar parado). Nesse caso você tem algumas opções:
1. Ter uma bolsa maior 
2. Usar do personal e tentar anotar só os mais importantes
3. Ter mais de um planner

Dois ou mais planners
O pocket é estilo de planner para quem quer levar na bolsa, para anotações básicas, financeiras ou lista de mercado. Você tem a opção de ter um pocket para levar na bolsa e uma A5 ou personal para deixar em locais de uso frequente, como trabalho ou casa. Ah, esse pocket pode ser desde uma filofax, até uma caderneta simples viu? 

Não conseguiria ter mais de um planner mas precisa de espaço
Você pode usar do seu planner A5 ou encadernado (estilo paperview e la pomme) em casa/trabalho e utilizar o celular com um aplicativo de to-do list.

Valores
Um sistema ARC pronto (happy planner) custa a partir de 30 dólares nos EUA, para fazer por ele tem a staples que vende as argolas por 11,50 e os cadernos a partir de 27,90. O problema desse estilo é a furação, que pra fazer manual dá um trabalhinho e o furador é um absurdo de caro (180 reais).
O sistema argolado, estilo fichário normal, geralmente são importados ou você pode comprar um fichário A5 e personalizar. Um kikki.k custa a partir 40 dólares por exemplo. No Brasil, lojas que revendem cobram mais de 300 reais. Sem contar o gasto com cartuchos e impressões para você deixar do seu jeitinho. O meu é da Aliexpress, chamado Macaron, que custou 80 reais na época. 

Encadernados no Brasil custam a partir de 250 reais, geralmente vêm com 12 meses. Pra você saber mais dos encadernados no Brasil, veja meu post sobre planners nacionais.

O único no Brasil com estilo Fauxdori é o planner da A.craft que custa a partir de 35 reais. Tem como personalizar, fazendo blocos para ele. Vai rolar review do planner deles aqui, explicando melhor. (Update: Review planner A.craft)

Esse é básico para saber qual planner se encaixa melhor na sua vida, qualquer duvida os comentários estão disponiveis.

Todas as imagens foram retiradas dos sites e divulgações das marcas, foi adicionada uma legenda com nome para identificação do leitor. 



Textos relacionados

6 comentários

  1. Muito legal, ansiosa para ver o review da fauxidori

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por colocar a foto do PS Planner - o nosso brasileirinho de argolas ♥, eu só não percebi nenhum cometário sobre ele :( Beijos e boa sorte no blog!

    ResponderExcluir
  3. de qual vendedor você comprou no Aliexpress? cobraram taxa na RF? Vi vários modelos lá com preços bem interessantes, mas tenho medo da taxa sair mais cara que o próprio produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da sorte hahha. Meu planner não foi taxado, foi enviado como caderno de 8 dolares mas no mesmo mês fuit axada em 20 reais numa compra de 20 dolares de washis e adesivos.
      Comprei aqui: http://pt.aliexpress.com/item/Double-pen-loose-leaf-notebook-a6-macaron-hot-selling-series/32314309196.html

      Excluir
  4. Seu modelo Macaron do aliexpress não vem com os inserts né? Onde vc faz os seus?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veio so com quadriculado, pontilhado, linhas e to-dos. Faço no ilustrator

      Excluir