Sobre não saber lidar com a rotina

12:13


O tema da semana lá no conexão blogosfera é sobre voltar a rotina, eu tinha planejado outras coisas mas vou aproveitar pra ter uma reflexão-barra-conversa com vocês.

Minha faculdade voltou no dia 18 e eu me perdi totalmente da minha rotina, no momento estou com um caderninho anotando tudo que quero e preciso fazer sem ter a mínima ideia do que está acontecendo. Nessas horas me bate aqueles pensamentos: como cheguei aqui? O que eu estou fazendo com a minha vida?

Minha rotina consiste em ir pra faculdade com muita preguiça, sentir muito sono a tarde (o que me faz faltar muitas aulas do turno vespertino) e não conseguir ser produtiva a noite. Está ai um dos problemas que tenho que resolver: preguiça e sono. O que mais me atrapalha é o sono já que não importa o quanto eu durma, eu sempre vou estar caindo de sono. Isso é um dos fatores que fazem o blog estar desatualizado. Eu tenho que decidir entre faculdade e blog, dormir ou ver vídeos no youtube. Mas calma, isso vai melhorar tá?

E o que me leva a escrever esse texto para vocês? Saber que muitos passam pelo mesmo quando o assunto é rotina.

Voltar a rotina é extremamente desgastante quando não é algo que você quer fazer. Aquela velha frase: "trabalhe com o que gosta e nunca vai trabalhar um dia". O problema é quando você gosta do que faz mas odeia a palavra rotina. Eu por exemplo amo química mas odeio ter que ficar sentada 4 horas vendo o professor falar sobre química. Não tem muita lógica mas é assim. Estar fazendo sempre a mesma coisa está no meu Top 5 de coisas mais chatas possíveis. Talvez o ciclo escrever > editar > divulgar tenha colaborado com meu sumiço, talvez.

A proposta que eu tenho para vocês sobre rotina é: pegue uma folha, faça uma linha no meio. De um lado você escreve quem você é e do outro quem você quer ser (o tempo você determina). Por exemplo:

Sou/Faço: preguiçosa, irritada, instável, escrevo.
Quero ser/Quero ter: produtiva, calma, feliz e ganhar dinheiro com o blog

No exemplo vocês já perceberam que no Sou pode conter coisas que você faz e no quero ser coisas que você quer ter. É uma forma de saber onde você está pecando,  o que você não está fazendo para realizar seus sonhos e onde você está no caminho certo.

Essa é uma das formas de você repensar como chegou até aqui, outra é você anotar porque faz determinadas coisas. Porque estuda, porque bloga, porque faz dieta. O autoconhecimento é a melhor forma de aprender a lidar com a própria vida, coisa que quase ninguém sabe (me incluo nessa). Metas de inicio de ano não servem para nada se você não entender para que quer isso e como chegar lá.

Recomendo esse texto antigo meu: Como se livrar da preguiça e realizar suas metas

Blogs participantes: 

Textos relacionados

6 comentários

  1. Adorando seus textos *-*
    Eles me prendem!
    Eu gosto de rotina acredita Não digo de domingo a domingo, mas de segunda a sexta, me organizo e faço sempre as mesmas coisas. Daí consigo sempre estar com tudo em dia e organizado e tals. Mas fds eu procuro fazer coisas diferentes :)
    Você vai conseguir ganhar dinheiro com o blog.. só tem que ter paciência *-*

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu ando precisando mesmo de muita motivação. Esse ano vou entrar pra faculdade e sinceramente ainda não sei como vou equilibrar com todos os meus outros planos. Mas vou tentar seguir sua dica para poder ver o que está errado. Também odeio rotina, mas às vezes precisamos nos adaptar se quisermos que as coisas deem certo. Um beijo!
    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faculdade vira sua vida de cabeca pra baixo, o importante é nao desistir hahahah

      Excluir
  3. Eu adorei teu texto!!
    Deixa eu te contar uma coisa, eu odiava rotina, tinha pavor, até que fiquei sem rotina por um tempo, hoje em dia eu amo ter que levantar tal hora para fazer tal coisa, a vida largada é ruim e desorganizada, o bom mesmo é ter horário flexíveis, apenas não devemos nos sobrecarregar e tudo ficará bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e a rotina estamos conversando seriamente hahahahaha vai que dá

      Excluir