Porque você não vai alcançar sua meta com a "ana"

10:30


Isso é academia + alimentação saudável 
Essa semana eu vi um relato no Tumblr de uma menina dizendo que toda vez que alcançava sua meta, ela diminuía 2/3kg. Com isso, não importa quanto ela emagrecia, ela nunca ficaria satisfeita com seu corpo. Isso é um dos motivos para que você nunca alcance sua meta com a "Ana".

As pessoas que "ouvem a ana" geralmente são adeptas a dietas restritivas com um enorme numero de horas sem se alimentar. O problema é que ficando 24 horas sem comer, além de diminuir seu metabolismo e destruir seu estômago vai aumentar em muito seu risco de compulsão. É extremamente comum ver meninas que sofrem de anorexia reclamando da tal compulsão causada pela fome excessiva que elas passam. As dietas que elas seguem nada mais é que um caminho sem fim para se sentirem frustradas.

Se uma pessoa que come direito se sente ruim por não ter perdido um quilo naquela semana, imagine uma pessoa radical saber que engordou um quilo? Imagine também o psicológico delas ao pensarem que não são capazes de nada. A maioria das meninas culpam seu peso por tudo de ruim que acontece em sua vida, já vi relatos até de menina que pensa que foi abusada por ser gorda, então quando elas não conseguem seguir uma dieta, pensam que todos os seus fracassos são causados por ela não conseguir fazer essa dieta. E tenha bem em mente que essas meninas não tem noção real de quão impossível é ficar 11 dias sem comer (a famosa dieta da Anahi).

Ao ficarem com 100 calorias no estômago é absolutamente normal que um ser humano ataque qualquer comida pela frente. Você não é fracassado porque comeu, você é um animal que precisa de comida. Ai enquanto as meninas da reeducação alimentar estão se alimentando para não deixar seu corpo passando fome, as "anas" estão no ciclo eterno de: 

não comer > diminuir metabolismo > sentir muita fome > compulsão > se sentir triste > começar tudo de novo.


Já vi meninas há mais de dois anos nesse ciclo, desde 2013 onde emagreci, ainda há meninas HOJE com o mesmo peso de quando "entrou na ana" ou até mesmo com um peso maior. Traduzindo, elas vivem em uma eterna briga com suas mentes e balanças sem resultado algum.

Agora você que está sofrendo deste transtorno eu quero que você faça o seguinte: pegue suas anotações de peso (eu sei que você tem) desde que você decidiu fazer dietas anas. Agora eu quero que você vá ali no youtube e pesquise vídeos com títulos "minha reeducação alimentar", "perdi 10kg em três meses"  e coisas do tipo. Você verá, e eu tenho toda certeza que vai, quanto tempo você desperdiçou querendo emagrecer errado. Reflita um pouco sobre como isso perturbou seus anos, como você andou triste nesse tempo. Viu? Peça ajuda, conte a sua melhor amiga, conte a sua mãe. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Você não está saudável e nenhuma dieta merece seu desgaste físico e emocional.

Se você quiser mandar ask perguntando algo, meu Tumblr está disponível.

Textos relacionados

8 comentários

  1. Eu fui uma das pessoas!
    Só eu sei o quão torturante era ficar no meu quarto, deitada na minha cama sozinha e mentalizando o quanto eu precisava perder peso e porque eu não podia comer.
    Eu sentia raiva de mim, fracassada e tudo de ruim. Exatamente o que você relatou. Eu cheguei a pegar nojo de algumas comidas por isso. Mas depois que eu me curei, eu não me importo de comer, mas hoje eu sei todas os nutrientes que preciso ingerir, que eu preciso comer salada, que eu tenho que diminuir o refrigerante e os doces pela minha saúde e não por um corpo dos sonhos. Muito interessante o seu post, ainda tem muitas meninas que precisam saber disso e largar essas dietas malucas.

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por isso tambem mas sempre sabia que tinha que comer certo entao era uma briga interna entre meus pensamentos e meu dever :(

      Excluir
  2. Que alegria imensa por ver essa consciência expandida, sobre saúde, bem-estar, mente e paz de espírito acima de tudo! A casca é apenas consequência do que fazemos por dentro, e ressecá-la também é, claramente, um mal a ser revisto. Essa noção básica e merece ser muito espalhada por aí. Espero que muita gente leia essa postagem, viu? Um super beijo! ❤️

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  3. Não sei expressar como amo seus posts <3 sei bem como é tudo isso, e quero muito ficar boa e fora dessa.. ps:amei o logo novo!

    LENNAMARIA.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem amei kkkkkkk sou suspeita
      Ah fico feliz que gosta <33333333 Tenha força e não tenha vergonha de pedir ajuda <3 boa sorte Lenna Maria

      Excluir
  4. Ótimo post! Minha irmã sofreu com a anorexia quando eu tinha uns 8 ou 10 anos, então eu nunca pensei em fazer dietas doidas e na verdade nunca fiz nenhuma! Sei o quanto minha irmã era 'refém' daquilo tudo e fico feliz que ela tenha superado! Vou compartilhar seu post pra mais meninas poderem ver! <3

    Flores de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa :( tadinha, muito cedo e já sofrendo com isso.

      Excluir