Em blog Dicas

Como escolher nome do seu blog


Ando visitando muito mais blogs ultimamente e tendo um olhar mais critico sobre eles, é dai que está surgindo minhas dicas para blogueiras, tudo baseado na minha opinião de leitora. Hoje vim falar sobre os nomes, além de ser sua marca, tem que combinar com o que o blog aborda e principalmente com a sua personalidade. É nesse nome e nessa imagem que você vai investir tempo e dinheiro, então, aqui umas dicas de como escolher o nome do seu blog:


Evite nome em inglês

Se o seu foco são pessoas do Brasil tem que entender que o seu publico fala português e não necessariamente entende outra língua. Muita gente gosta de nome em inglês porque soa melhor, porém é mais difícil do leitor lembrar e saber escrever. Nome em português facilita muito as coisas.


Não escolha nomes "inspirados" em blogueiras mais famosas

Esse é muito chato, dá agonia e passa a impressão que você não tem personalidade alguma. Não importa se você é muito fã daquela pessoa, a menos que seja um fc, não têm o porquê de você colocar um nome inspirado naquela pessoa. Sua marca sempre vai lembrar a fulaninha e nunca você. Muitas pessoas não perdem o tempo olhando blogs com nomes assim por acharem que será apenas mais do mesmo. Tome cuidado. 


Não use hífens, letras repetidas ou números 

Sabe quando você faz conta em uma rede social, alguém já está usando o user e você decide colocar um numero na frente? Não faça isso. Você vai viver competindo com alguém que usa o mesmo nome, pode ser chamado de plagiador ou >de novo< sem criatividade por usar um nome comum. Um blog que eu gosto que tem numero no nome é o Rodovia 19, faz todo o sentido no nome e ficou bonito.

Procure ver se ninguém comprou o domínio do nome que você escolheu

Isso é essencial. Você dificilmente vai querer investir de cara num domínio mas um dia vai querer. Então olhe sempre se não tem ninguém usando o nome que você quer num .com ou .com.br já que não dará de pegar o domínio da pessoa pra você. Pra não correr o risco de ter que trocar o nome depois ou cair no errinho acima, pesquise.

Seu nome é sempre uma boa escolha

Ta sem ideia de que nome por? Nenhum tem a sua cara? Seu nome sempre será uma boa escolha. Ah mas toma cuidado pra não escolher aquele seu sobrenome russo que ninguém sabe soletrar viu?


Nome clichês demonstram que o blog é clichê

Além de passar a ideia de preguicinha pro leitor, você pode cair dentro de um nome que defina o seu blog eternamente. Ex: moda 15, maquiagem e rapadura etc. Esses nomes podem te limitar na hora de criação já que não faz sentido falar sobre carro num blog com nome de moda né? Isso é um aviso já que vi muitas meninas trocando de blogs porque tinham esses nomes e queriam falar de outras coisas.

Lembrando que isso não é regra, só estou dando minha opinião e ajudinha baseada na minha vida como leitora. Vocês acham que tem mais alguma dica pra criação do nome?



Textos relacionados

17 comentários:

  1. Ótimas dicas. Já tive outros blogs além do meu atual e sempre colocava nomes em inglês, mas agora vejo que não era uma boa ideia. Meu blog atual tem meu nome, até porque, quando criei, eu queria algo bem pessoal, já que eu iria falar de diversos assuntos.
    www.gislainediasblog.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacanas as dicas para quem está pensando em criar um blog, acho que nomes em inglês são válidos se for nomes populares aqui no brasil ou uma coisa pequena e simples sabe? enfim, dá sua cara para o blog é o mais importante, então o nome é um ponto a se pensar muito bem.
    Estou seguindo e adorando seu cantinho <3
    Beijos.
    Tenho um blog que fala sobre filmes, series e livros. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas palavras todo mundo sabe escrever mas tem que tomar cuidado ne? Alem de ter que ter a sua principalmente

      Excluir
  3. São ótimas dicas, para quem está começando, ou querendo trocar o nome do blog :D
    Beijos, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  4. Para quem ainda está na fase de escolher o nome, é bem difícil se decidir pq vai faezr parte da identidade, às vezes se arrepende, quer mudar o nome...muito válido seu post!

    Bjo!

    http://abarbarella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vire e mexe penso em mudar o nome do meu kkkkk acho que quando fizer 5 anos de blog vou ficar brava com o nome dele hahaha enjoo facil. Então só por isso tem que ter pensar muito na hora de escolher

      Excluir
  5. Essa parte é muito difícil. Principalmente quando você tem um nome tão lindo que todas mães do Brasil também compartilham da mesma opinião kkkk

    ResponderExcluir
  6. GENTE! OLHA O NOME DO MEU BLOG ahsahsuahsuahs sofro bastante bullying
    Mas enfim, quando eu escolhi o nome do meu blog queria algo diferente que não ficasse tão aparente o foco do blog, sabe? Do tipo "makesdalaura" ahsuahsu Eu queria algo legal e bizarro que as pessoas olhassem e pensassem "WTF?" Ah, não sei explicar, só sei que eu gosto ♥

    Ótimas dicas ♥ Amei o seu blog

    ❀Bananas de Vestidos✿ 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque os bananas de pijama cresceram e agora usam vestidos hahahahahahahh <3

      Excluir
  7. Gostei muito das dicas! Tomei um susto e pensei que ia ter uma "Não coloque seu nome" huahsausahus. Quando resolvi abordar outros assuntos no meu blog sofri esse dilema. Meu antigo se chamava K-DIY, pois era um blog sobre DIY (dãã) de k-pop, animes, filmes, séries etc, mas quando eu queria escrever outra coisa além de DIY não me sentia confortável. Foi ai que minha amiga me disse para colocar meu nome, confesso que no começo não curti muito a ideia, pois quem ia me seguir?? Mas já me acostumei e não sei de outro nome que descreva tudo o que eu falo lá.
    EA

    ResponderExcluir
  8. Pra mim foi bem difícil a escolha do nome e não tive uma 'ajuda' assim como o seu post, adorei as dicas, ajudam bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também não tive hahhaah. Espero que ajude as outras pessoas então

      Excluir
  9. Gostei muito das dicas... aguardando as próximas..

    ResponderExcluir