3 passos para aprender a desapegar das redes sociais

17:33


Esses dias uma amiga minha disse que iria excluir o Twitter e eu me lembrei de como eu mudei em relação a redes sociais e celular de um ano pra cá. Culpa da Engenharia ou eu enjoei mesmo?

Antes eu tinha a extrema necessidade de olhar o Twitter, facebook, mensagens o tempo inteiro, todas as vezes que acordava a noite, olhava o celular por pelo menos meia hora. Muitos diziam que eu não dormia, continuo acordando várias vezes a noite mas nem sequer mexo no celular. Eu consegui entender durante 2015 que eu não precisava saber de tudo ou olhar tudo o tempo todo e que *pasmem* ficar sem não era tão ruim assim.

Meu primeiro passo para deixar um pouco as redes sociais de lado foi perceber quão desgastada eu ficava vendo tanta asneira o dia inteiro. A internet tem constantemente assuntos onde todos falam sobre, fazem piada e textões mas que 90% desses assuntos não vão te agregar em nada e 99% das opiniões só vão atolar sua memória de coisa ridícula. Se estressar com a discussão do momento, dar sua opinião sobre a esponja do BBB não vão te trazer nada de bom, te garanto. 

O segundo passo é entender que você nunca será tão importante para alguém a ponto de ter que ficar com o celular 24h por dia caso alguém precise de você. Principalmente porque se for realmente importante, a pessoa irá te ligar, não mandar whatsapp. Então a menos que você esteja esperando mensagem do Obama, da sua mulher falando que seu filho está nascendo, pode deixar o celular no Não Perturbe sim.

O terceiro passo é saber que você não tem obrigação alguma em responder as pessoas, principalmente quando é conversa inútil. Deixar pra responder quando tiver no ócio ou sem preguiça, não vai matar ninguém. É chato ignorar? É. Mas também é chato quando você não consegue terminar seu trabalho, quando fica vadiando em vez de limpar a casa ou ignora a pessoa que está do seu lado. É só dar prioridade pro "chato" certo. Não tenho mais problema em responder as pessoas só no outro dia, eu nem sequer tiro o visto por ultimo, apenas sei que a pessoa tem que entender que eu não sou obrigada.

Eu ainda fico boa parte do meu tempo na internet mas geralmente é vendo conteúdo, procurando coisas pro blog. O meu facebook serve exclusivamente para grupos onde irei aprender determinados assuntos, minha timeline nem aparece mais publicação de amigos ou paginas. O melhor da internet é ter todo tipo de conhecimento e conteúdo disponível gratuitamente e você pode escolher entre um texto que te ajude no trabalho e um que só está falando da tal famosa. A decisão é sua, até seu tempo de ócio pode ser gostoso e produtivo.

Me segue no instagram: @atravesdalinha

Textos relacionados

17 comentários

  1. Post maravilhoso, tudo o que você mencionou no texto já passou pela minha cabeça. As discussões no Facebook são sempre as mesmas, de tanto acompanhar comecei até a adivinhar os argumentos que as pessoas iam usar nos comentários só de bater o olhos nas notícias. Isso acaba sendo muito cansativo, gasta muita energia e não agrega em nada! Esse ano vou procurar usar as redes sociais só pra assuntos do blog, mesmo. Adorei o post. Beijão! =)
    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou <3
      Essas discussões do facebook se você não souber controlar, perde muito tempo lá :(

      Excluir
  2. Ótimas dicas. Eu não sou uma pessoa muito apegada, na verdade, na minha casa é ao contrário de muitas outras famílias, eu não ligo muito para redes sociais, então meus pais adoram e usam muito elas.
    www.gislainediasblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mae tambem já teve sua época, hoje não mais, ainda bem hahhahaahha acreditava em toda noticia falsa do facebook

      Excluir
  3. Dicas preciosas pra quem está viciada em Internet, eu "ainda" não cheguei a esse ponto, até porque sempre pensei como você:primeiro, se o assunto for realmente importante a pessoa irá me ligar; segundo, não sou obrigada a responder as pessoas no exato momento que recebo a mensagem!!! E por ai vai...
    Trabalho com a Internet e procuro conteúdo que somente acrescente algo na minha vida!!

    Bjs!!

    www.eueosquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente, as redes sociais podem ser grandes aliadas, ou nossas inimigas (quando sugam nossa energia do dia-a-dia e nos adoecem).
    Embora já tenham me dito que eu era viciada, eu nunca fui. Nunca fui de ficar o dia inteiro no celular, ou dormir com ele embaixo do travesseiro. O que acontecia é que quando olhavam, eu estava usando, depois guardava e continuava vivendo; mas só porque me viam algumas vezes usando, achavam que era vício, que eu não queria nada com nada. Agora, todos os que disseram que eu era viciada, estão no mesmo patamar em que me colocaram, é assustador ver. Eu sequer sei onde está meu celular, praticamente 70% do meu dia o meu celular está perdido de mim haha

    http://riscoculto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que fala que a pessoa ta viciada masquando conhece o celular, nunca mais larga. Minha mãe já fez isso.

      Excluir
  5. Olá Bruna , valeu pelo texto. As redes sociais me trazem muita ansiedade e estresse as vezes. E bom ficar longe um pouco saber controlar e usar da melhor forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que entender que você não precisa delas e não tem que se tornar refem. Quando estiver sentindo algo ruim nela, sai e vai ler livro, estudar, dormir, qualquer coisa.

      Excluir
  6. Nossa! Arrasou! Foi muito bom ler isso, e é exatamente isso que acontece, pouca coisa é acrescentada em nossa vida!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bruna. Primeiramente parabéns pelo texto e pelo blog. Realmente não podemos viver em função das redes sociais, até mesmo pelo fato de que isso gera um desgaste muito grande e, como você destacou, desnecessário.
    Vi numa palestra há um tempinho uma frase muito interessante: Antigamente o problema era a falta de informação, hoje em dia é o excesso dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. É muita informação que acaba fazendo mais mal do que bem. Obrigada.

      Excluir
  8. Tb acho! Nosso tempo útil é mais produtivo, as conversas sao mais interessantes pessoalmente e por aí vai.. ☺️

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Texto muito bonito de ler ,eu realmente tava precisando desse texto pra poder cair minha ficha de que eu gasto a maior parte do meu tempo em redes sociais,sendo que nòs temos mais que aproveitar a vida mais desconectado aproveitar os momentos,por que se cada pessoa que gasta a maioria do tempo em redes vai perceber que o tempo vai passando e quando for vermos nada fizemos da vida.obrigada atraves da linha por incentivar mais pessoas a viver a vida da forma mais produtiva!

    ResponderExcluir
  11. Eu tava precisando ler esse texto pra cair minha ficha de que eu gasto o maior de meu tempo todo,em redes sociais.vou fazer o detox me desapegar mais ate porque o tempo passa e quando você for ver nada fez da vida . Blog Atraves da linha muito obrigada por fazer esses texto tão lindo de se ler👏👏😘❤

    ResponderExcluir