Em blog Dicas

Os piores erros que uma blogueira pode cometer (segundo uma leitora)

Foto: reprodução

Desde que decidi focar no blog de verdade (antes só postava uma vez por mês e deixava lá) eu ando entrando muito mais em blogs e principalmente em blogs menores. Sabe como é, to cansada de blogs profissionais demais que ou não tem a carinha da pessoa ou já virou um canal vendido. Então decidi fazer uma listinha (amo listas) de alguns erros que ando vendo frequentemente e que me fazem (a maioria das vezes) desistir de seguir o blog.

Falta de botão de seguir

Eu confesso que sou preguiçosa e muita gente também. Ai junta preguiça com falta de tempo e piora mais ainda. Se seu blog não tiver um botão fácil pra eu poder acompanhar ele, eu não vou lembrar de entrar nele. Principalmente porque não tenho tempo pra ficar entrando em blog em blog pra saber qual atualizou. E isso é uma opinião geral viu, não sou eu que sou chata. Abuse do botão seguir do blogger, coloque seu blog no bloglovin e deixe pra cadastrar no email.

Texto sem edição

Não consigo acompanhar blogs que não editam o texto pra ficar justificado. Tenho agonia, parece que está bagunçado e mal feito. Quando o texto esta justificado, com divisões, listas, imagens, negritos etc, fica tudo tão lindo e gostoso de ler. A imagem do blog em geral diz muito pro leitor e é a primeira ideia que ele vai ter do seu cantinho.

Layout com cores chamativas ou infantil

Eu fecho o blog na hora quando vejo um layout cheio de cores rosas e verde limão, eu amo essas cores mas no monitor doem os olhos depois de um tempo. Quando o tema é muito infantil me passa a imagem que o blog não é nem um pouquinho profissional, eu gosto de blogs mais informais mas sem nenhum profissionalismo não rola.

Erros de português

Eu sei e todo mundo sabe que é impossível saber tudo de português mas algumas coisas são consideradas erros grotescos. "Mim" não conjuga verbo e não se dá espaço antes da pontuação. Esses dois são os que me fazem sair na hora do blog. E digo blog porque na fala todo mundo escapa uns errinhos grotescos sem querer, ninguém liga muito, mas na escrita fica muito feio. Uma dica que eu sempre dou é: quando tiver duvida, vá no google e pesquise. Você vai demorar poucos minutos pra aprender uma coisa nova, e com o costume, você vai aprender cada vez mais e sem perceber.

Plagio ou falta de criatividade

A menos que a pessoa goste muito do assunto, ela não vai ver mais de três vídeos/textos sobre a mesma coisa. Então pare de fazer video/texto que todo mundo já fez, isso demonstra que você é "só mais um" na multidão. E quando é plagio é pior ainda, além de ser crime, mostra pros leitores que ele não tem pra que te acompanhar. Pra que acompanhar a copia se eu posso acompanhar que vai mostrar primeiro??

Layout igual, escuro ou com letras da moda

É serio gente, chega de usar a mesma fonte sempre e layout com fundo de flores. Tem gente que está pagando pra ter um layout que só muda o nome do blog, isso demonstra falta de criatividade. E o leitor grava seu blog pelo layout, se esta todo mundo usando o mesmo, ele não vai saber diferenciar. E ah, layout escuros cansam a vista igual cores neon.

Falta de informação sobre quem escreve

Uma vez vi uma reclamação dessa lá no facebook: quando você entra no blog você quer saber quem ta escrevendo, quer associar a cara a pessoa, o que ela faz, cidade que mora, um resumo do que aborda o blog. É curiosidade do leitor e uma apresentação sua a ele. 

E ai, qual erro você acha pior? Tem outro que não citei? Comenta ai.

Atualização: achei um texto no sky of crystals, de temática parecida, que iria agregar conteúdo pra quem gostou desse meu texto. Então quem quer continuar lendo sobre isso, vai lá no blog da Samantha.
Top 5 mentiras da blogosfera

Textos relacionados

55 comentários:

  1. Acho que tudo depende muito do gosto de cada um. Um exemplo: eu não gosto de blogs de moda e maquiagem kkkkk não tenho ideia do pq de tanta gente se interessar por esses assuntos. Por mim, eles não fariam sucesso nenhum. Acaba que, para mim, esse é o erro do blog.
    O mesmo vale pro estilo do blog, antigamente os blogs eram cheios de floreios, música e até a seta do mouse era personalizada kkkkk hoje não.
    Acho que o que deve ser evitado mesmo são os erros de português e as letras muito floreiadas, difíceis para se ler e as cores fortes demais. Todo mundo erra, claro, mas não custa nada revisar o texto, ver se está coerente e tals (ler em voz alta para você mesmo ajuda muito); e pensar no leitor. Se um texto é muito grande, as letras muito desenhadas junto com as cores do blog (se fortes) fazem com que a leitura se torne cansativa, tiro por mim que sou míope e não aguento passar mais de duas horas na frente do computador digitando algo no word, onde apenas se tem o fundo branco e o texto.

    Acho que ficou um pouco grande hahaha
    Beeeijjos
    http://tcgisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, as coisas que eu coloquei já vi gente reclamando também (la nos grupos do facebook), não sou só eu a chata. Mas isso que você falou é real: você tem que deixar a leitura gostosa pro seu leitor, se cansar a vista ele sai rapido do seu blog.

      Excluir
  2. Também detesto todos eles, layout bagunçado é o pior de todos. Acho que um estudo básico de design UX e UI é fundamental. Seria bacana você falar um pouco sobre eles em um post, pouca gente sabe dele e é importantissimo! :)

    Bru, uma duvida nada a ver, porque você adiciona "Foto: reprodução" nas imagens? Explica isso direitinho pra nós, por favor?

    www.hypefemme.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat, a reprodução é porque eu peguei no pinterest e não sei quem é o dono da imagem, como a imagem não é minha, eu tenho que colocar creditos. Não gosto do banco de imagens gratuitos porque não tem imagens boas. Se você reparar, a bruna vieira sempre coloca (reprodução tumblr/ reprodução we heart it). Porque o google pode shiar se não colocar os creditos ou falar que é dono da imagem que não é.
      Eu nunca vi alguém que realmente teve problemas com isso mas de uns tempos pra cá, as diretrizes de direitos autorais tão ficando mais rigidas e não quero ter problema mais tarde.
      Esse design UX e UI eu não conheço muito bem hein, vou pesquisar melhor e falo sobre isso no blog. Pra dar dicas certinhas pra todo mundo.
      <3

      Excluir
  3. Eu também sinto falta do "botão seguir" em vários blogs, e só acompanho de verdade aqueles que sigo. Inclusive, já estou seguindo!
    vickyvaleriano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho nada a ver quem não põe porque diz que parece que é blog iniciante. Já vi gente com mais de mil seguidores e continua. É uma forma boa e facil que você tem de agregar leitores (facilitando pra voce e pro leitor)

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Concordo com o que disse, esses detalhes que às vezes se tornam grandes me incomodam bastante.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei, acho que o que mais me incomoda num blog são as imagens cada uma de um tamanho! Para mim não passa um ar de profissional se a pessoa não iguala as imagens hahaha bjs
    Http://vivienvital.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um toczinho com isso e as vezes meu layout muda sozinho e fica errado, principalmente na pagina principal :(
      Meu toc tem o sonho que todas as imagens fiquem do mesmo tamanho e estilo hahahah

      Excluir
  6. Pra mim o pior erro é o de português, como vc disse não que seja obrigatorio todo mundo mandar bem no português, porém tem erros que dão vontade de chorar, sério mesmo! Adorei o post, e serve de ajuda para muitas blogueiras :D beijos da Thamy
    www.blogdathamy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém é obrigado mesmo, ate pra fazer esse post eu fui pesquisar se o certo era discordar ou descordar. As vezes uns errinhos bestas te pegam e você pode ir pesquisar pra saber mas tem coisa que já é demais mesmo. Não leio posts que tem espaço antes da pontuação.
      Obrigada por ter gostado

      Excluir
  7. Eu gosto de layouts com cores claras, e tenho agonia quando o texto não é justificado também. Nusss. Já sobre layouts com flores, não vejo problema. É bem mais por gosto que por moda.

    Adorei seu post =)
    Beijos, www.doceconceito.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, concordo com tudo que você disse.
    Te desejo muito sucesso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna! Adorei essa lista e concordo com todos os itens. Uma coisa que alguns blogs do wordpress tem (o meu tem) e que sinto falta em outros é um botão de curtir o post. Serve de termômetro pra quem escreve e serve como uma maneira de deixar registrado que você gostou do post. Beijos!
    http://sabrinaziebert.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quando eu usava tinha esse botão. Mas tem aqueles plugins que marcam os curtis do g+ ou do like do facebook. So colocar no blogger

      Excluir
  10. Será que meu layout ta sem graça? haha que bom ver a opinião assim, pra ver o que podemos melhorar. Não gosto de erros, ou post que a pessoa nem sabe do que está falando, e só coloca imagem e pronto... beijos
    http://modismodeluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate o google penaliza quem usa muito imagem, não aceitam adsense desses blogs.

      Excluir
  11. Concordo com tudo *-*
    Mas se tem algo que me irrita são fotos e vídeos pequenos no post e claro, música tocando no blog!

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A musica é horrivel mesmo, não sei nem como esqueci de colocar. Tão tumblr 2011 essas musicas automaticas. Pior que o site da capricho começa a rodar video automaticamente, muito feio.

      Excluir
  12. Erros de português me irritam. Falar sobre algo que você nào entende muito também complica, pois dá pra ver que você fala sem conhecer.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vejo que ta só um monte de senso comum, já fecho a pagina.

      Excluir
  13. Curti muito o post! Simples, mas muito verdadeiro. São dicas tão fáceis de cumprir, mas é tão fácil ver gente fazendo de qualquer jeito e não se preocupando com os leitores...

    Parabéns pelo texto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muito as pessoas entregando de qualquer jeito, sem nenhum pingo de capricho.

      Excluir
  14. Não consigo discordar de você. E, de todos esses erros, o que mais me incomoda são os textos sem justificar. Fico louca. Nem consigo ler.

    Beijos
    Www.raaymilhomem.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. viiiiu, não sou a chata hahaah é muito incomodo

      Excluir
  15. Faço minhas suas palavras hehehe.. Acho que não é uma questão de ser iniciante ou algo assim,pois há blogs com um certo tempo que não são muito interessantes, mas entrar em um blog onde você não encontra nada, não entendo o que é layout, onde estão os posts dá um nó no cérebro kkkk.
    Beijos adorei seu blog, já estou seguindo para te acompanhar.
    www.brunafrare.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa, ótimas dicas. Tenho q mudar muitas coisas no meu blog.
    http://miga-nem-te-contos2.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  17. Estou aqui travada na parte do texto justificado, tenho TOC com isso, já deixei de seguir blogs só porque me dava nervoso...rs

    Beijoks

    www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu, sempre, hahah so vejo o primeiro post se for muuuuuito interessante a abandono

      Excluir
  18. Super concordei com os errinhos. Acho que eu tenho toc, porque quando vejo um texto alinhado à esquerda, começa a me dar palpitações! kkk

    Amando seu blog <3


    www.vaptwulpi.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Bruna! Concordo demais com todos os erros que você enumerou aí!!
    Achei muito bacana você também valorizar o português; eu valorizo demais, preocupo-me muito em respeitar a língua portuguesa nos meus posts... Mas, infelizmente, pouca gente tem essa preocupação! Gostei muito do seu blog! Parabéns e muito sucesso! Beijos, Aline.

    www.belezatemaver.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou a louca da gramatica mas tento sempre melhorar, prezo por isso.

      Excluir
  20. Adorei o post. Obrigada pelas dicas. Você sabe como colocar o botão seguir no wix?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei :( nunca usei, não sei nem se tem essa ferramenta lá

      Excluir
  21. Oi , Bruna !!! Adorei seu post, e concordo plenamente com você, em muitos aspectos, e quem tem blog ou pretende fazer um tem que ficar de olho nessas dicas. Pois não é só fazer um blog, jogar uma imagens e escrever algumas coisas, tem que ser algo agradável tanto pra você que faz, como pra quem vai visitar seu blog.
    O que faço que me ajuda muito é se colocar no lugar do leitor, da pessoa que visita meu blog.
    Assim acabo melhorando a cada dia.
    Beijos :)
    Tenho um blog também, se quiser conhecer;)
    http://pekenapaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sempre pensar "eu iria ler isso?" antes de postar haha

      Excluir
  22. Oooi Bruna, você citou no post todas as coisas que com certeza fazem o leitor voltar ou não ao blog. Uma das coisas que não me fazem voltar em um blog é quando tem musica automática. Eu vivo por musica, mas acredito que desse jeito no blog não funciona, pois cada um tem seu gosto e preferencias musicais e sem falar que quando você entra já fica perdida procurando loucamente da onde vem aquela musica kkk. Uma coisa que me faz voltar no blog são os temas dos posts. O principio do post é sempre ajudar, informar, inspirar o leitor, se o post não tiver nada disso não tem muita função. Enfim adorei o post Bruna, e seu layout é lindo, reformei o meu recentemente. Bjaaao flor já ganhou uma seguidora <3 <3

    - Ewilyn

    www.brblackdiamond.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu geralmente fecho a aba porque não acho a musica hahaaha. Uma forma legal de compartilhar é colocar aquelas playlists prontas pra pessoa clicar ou fazer posts com musicas selecionadas.

      Excluir
  23. concordo que todos são erros , mas eu me incomodo principalmente quando não encontro o botão seguir.Se gosto do blog , quero voltar, mas não dá pra procurar por ele todas as vezes né?

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu também concordo com tuudo o que você disse. Mas o principal pra mim são o layout feio/bagunçado e os erros de português. Esses me fazem querer logo sair do blog, mesmo que o conteudo fosse bom.
    http://www.katiellycosta.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá Bruna gostei muito da nova cara do blog , parabéns

    ResponderExcluir
  26. Erros de português estão sempre no topo da minha lista. Um ou outro ainda vai, todo mundo erra, né? Mas tem uns blogs que até me dói nos olhos de ler.

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post e concordo com tudo!! O que me incomoda mais são erros de português e textos não justificados �� não dá vontade de ler :/

    ResponderExcluir
  28. Layouts claros são meus amores *--* Tanto que tô até pensando em mudar o meu, já que não está me agradando tanto assim mais x.x
    Falando em mudanças, o que você acha sobre mudar o nome do blog? Eu ainda estou no começo, mas acho que o nome que escolhi não me representa direito e nem o conteúdo do blog. Acha melhor deixar como está, ou mudar logo (aproveitando que ainda é o começo)?

    E sobre o botão de seguir: eu sofri com isso. Esqueci de colocar o botão e nem tinha percebido, e aí ficava me perguntando "nossa, será que sou tão ruim assim? Ninguém se inscreve" NJOASNOJASNOJAS.

    http://dearytales.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ótimas dicas, principalmente pra quem esta começando com eu.
    www.muitoalemdacozinha.com

    ResponderExcluir