Em Dicas faculdade

O que você precisa saber antes de ir pra faculdade


Hoje eu achei esse video de uma menina explicando o porque ela saiu da faculdade e só conseguia pensar SIM SIM SIM SIM SIM SIM é isso mesmo. Ela explica sobre o mito da faculdade federal ser maravilhosa e decidi escrever sobre o que eu aprendi indo a faculdade. Depois de passar por um curso de humanas na federal, um curso coxinha numa privada e agora estar num curso esquecido num instituto, tenho alguma experiência né? haha.

  • A faculdade não é um paraíso.

Mas também não é um inferno. Só é difícil nas matérias que você tem dificuldade normal ou se você assim como eu não tem costume de estudar. O professor pensa que a sua vida gira em torno da matéria dele, ai você junta todos os seus 5,6,7 professores que pensam isso e se pegará virando noite fazendo trabalho. Eles vão sempre seguir com as falas: "você não pode ficar de papinho na cantina na hora do almoço, tem que estudar calculo" e se você reclamar de ter muita coisa pra fazer eles jogam o clássico "o que você faz da meia noite as seis?"

  • Quem faz o curso é o aluno, não a faculdade

Não adianta você passar na melhor faculdade se você não estuda, passa colando ou paga para fazerem seus trabalhos. Alunos de privadas que se esforçam são melhores que aluno de federal. Esse mito de que federal é ótima, é ridículo e acaba com a cabeça dos vestibulandos. Sei que muitos ai estão sofrendo lavagem cerebral de professor babaca de cursinho que diz que se você não passar na faculdade, vai passar fome. Sem contar que faculdade privada não tem greve e os professores não faltam porque estão viajando pro nordeste.

  • Você vai tirar notas baixas

Ainda mais se for alguma engenharia, se prepare. É normal, você não precisa chorar e querer morrer por isso. Só tem que se esforçar mais e aprender a estudar de forma mais eficiente para aquela matéria. E ah, se você nunca ficou de recuperação na escola, na faculdade um dia você vai pegar PF. Só tenha uma coisa em mente: pense bem se compensa passar dessa matéria, se você só conseguirá passar colando então você não aprendeu o suficiente e aquele aprendizado pode ser necessário no futuro. Repense.

  • Algumas matérias da faculdade você nunca irá usar

Queria saber quem decidiu colocar na grade de engenharia de alimentos coisas de astronomia??? Pra mandar hambúrguer pro espaço. Algumas matérias são base de engenharia ou foi algum louco que está fingindo que você vai usar aquela matéria. Dependendo da sua área de especialização, essas matérias "inúteis" aumentam e você só vai fazer pra ter o diploma mesmo.

  • Você não vai sair todo final de semana

Seus dias não serão de festas regadas a cerveja e sim de sono, cansaço e trabalhos. Você vai ter que escolher entre passar numa matéria ou ir pra festa do seu amigo e juro, você vai escolher a primeira. A menos que você seja um completo irresponsável ou uma pessoa que se organiza o suficiente pra estudar só durante a semana (quase impossível), você vai perder vários sábados a noite estudando.

  •  O seu diploma não vai te deixar rico

E você também não precisa de uma faculdade, caso não queira cursar. Não vá escolher engenharia civil ou medicina porque te disseram que vai dar grana. Se você não gosta ou vai desistir no meio do curso, ou vai ser frustrado e não ganhará dinheiro porque não será um ótimo profissional. Se você não sabe o que quer agora, o melhor é deixar o vestibular pra outro ano, arranjar um emprego, repensar, procurar diversos cursos. Talvez a faculdade não seja um negocio pra você e isso não é um problema. Ser formado não é sinônimo de riqueza assim como não ser formado não é sinônimo de fracasso.

No fim, a experiência da faculdade é ótima. Mesmo tendo aquelas pessoas que você não gosta, professores insuportáveis e muitas horas de sono perdidas. 


Textos relacionados

16 comentários:

  1. "Alunos de privadas que se esforçam são melhores que aluno de federal." Ao meu ver ele se esforçam pq pagam né? Mas esse não é o "x" da questão, eu quero ir para uma Federal, pois eu realmente não tenho como pagar uma particular, mas se eu pudesse escolher com certeza seria a Federal... Acho que depende do ponto de vista mesmo ^^
    O pessoal acha que entrando pra uma universidade vai virar "American Pie"! Sendo que é só disputa de ego e xerox, falta dois anos pra eu terminar o EM, e o pessoal já colocar um terror danado falando que só tem gente interesseira :/
    Excelente post, vou compartilhar!

    garotasdetokyo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não no que paga, to falando no quesito de estudar mesmo. Tem aluno de privada que se esforça pra estudar e os de federal que não.
      Eu só prefiro federal pelas bolsas que tem, projetos de pesquisas e ser gratuita hahaha.
      Você definiu melhor que eu OIEHWROI "é só disputa de ego e xerox", meninas, é só isso mesmo. "Pq eu tenho isso, pq eu tirei nota melhor, pq eu isso, pq eu aquilo", so observo.

      Excluir
  2. Quando fui embora pra fazer faculdade foi bem frustrante rs, não tinha lido esse post antes kkk .
    Muita coisa não é como nos filmes, na verdade nada é como nos filmes! Mais enfim, o importante na real é estudar e não curtir.
    Eu não terminei a faculdade ainda, pois meu baby nasceu, vou voltar em fevereiro pra terminar o ultimo periodo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, felicidades pra você com esse novo baby <3

      Excluir
  3. Eu curso a área de exatas em uma universidade federal, sei bem o que você quer dizer. Eu já estou em um dos últimos semestres e não tem sido fácil. Virar noite já virou brincadeira, realmente todos os professores acham que a gente só tem a matéria dele. Acho que só sai todo final de semana no primeiro semestre.

    Beijos Amora
    Amoras com Classe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas ultimas semanas do meu primeiro semestre eu parecia uma morta viva ahahaha nunca senti tanto sono e fui tão dependente de cafe assim

      Excluir
  4. É, você comemora que chegou na faculdade, agora é tempo de estudar ~apenas~ o que gosta, finalmente, só que, não. Fiz jornalismo por 4 períodos e tinha matérias nada a ver tipo, empreendorismo e cooperativismo - tipo, o que tem a ver? não sei haha O fato é que, felizmene acertei na mosca, é o que amo fazer, estudar, me interesso, me diverto, mesmo com todo trabalho me faz feliz. Só saí por falta de grana e morro de vontade de voltar, concluir os dois anos e ser feliz. ♥♥ E isso da greve é maior verdade... e poxa, alguns professores das privadas são os mesmos da federais e estaduais...enfim. Apontou coisas relevantes e importantes. Achei que ficou um pouco desmotivador uahuahasuhsa mas quem quer vai na fé e é isso, sacrifício. Bj, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção era dar um aviso pra galera, as coisas boas da facul todo mundo já diz. Ah, professor de federal não pode dar aula em outros lugares (a menos que seja professor substituto) porque ele tem que ter dedicação exclusiva. hahahah essas materias nada a ver, todo mundo faz só pra ter o diploma mesmo hahahahaha
      Tenho que entregar uma redação por semana e faço ENGENHARIA. Me sinto no ensino medio.

      Excluir
  5. Literalmente não é nada fácil fiz so o primeiro período de faculdade a Gente entra na maior expectativa e quando ver não é nada do que a gente imagino... pra terminar como era Federal ficou 5 meses de greve a diferença de uma Federal pra uma particular so essa pq o ensino é o msm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né. E federal tem um milhão de bolsas de estudo tambem

      Excluir
  6. Legal esse post Bruna, eu morria de medo da faculdade e mesmo tendo nota suficiente para passar na federal decidi adiar por não saber se eu seria capaz, dai fui vendo umas páginas tipo Graduação da Depressão, alguns amigos meus que faziam e tinha reprovação, e daí eu disse para mim mesma que todo mundo tem suas dificuldades, e com o Prouni da vida custa nada entrar nessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah todo mundo tem, não precisa se martirizar pela vida ser dificil

      Excluir
  7. Acabei de entrar pra faculdade e não tive uma aula ainda porque uerj ta em greve. Então eu to com tempo e já vi vídeos e li mil textos sobre faculdade. O seu foi um dos melhores. "Mandar hambúrguer pro espaço" me fez gargalhar! Enquanto na sua tem matérias inúteis, parece que na minha cortaram coisas extremamente úteis! Tiraram português da grade nova de jornalismo, COMOASSIM? Pois é... Parabéns pelo texto!
    http://www.sabrinando.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim??? Na minha tem português, inclusive to de pf porque não queria fazer redação toda semana hauhauahuahua. Sim, engenharia com redação pra entregar toda semana e jornalismo sem???? Que mundo louco.

      Excluir
  8. Brunaaa sua lindaaa, primeiro quero dizer que amei seu blog, achei ele por acaso no pinterest e já tô apaixonada!!! Você disse tudo nesse post, já tive oportunidade de estudar em faculdade pública e na privada, agora estou na privada e sinceramente acho que não perdi grandes coisas, porque realmente o que tem me qualificado como futura profissional é minha dedicação ao que quero, além de que achei bem mais organizado, os professores são tão bons quanto os que tive na pública e são muito mais atenciosos e dedicados. Acho que é pelo que você falou mesmo, nos dois lugares a questão toda é você se esforçar e aproveitar as opoftunidades que te aparecerem. Arrasou! Bjs e tudo de bom pra vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou do blog <3, a faculdade é realmente você quem faz.
      Bjs

      Excluir