Mulheres e dietas: cade o seu empoderamento?

10:00

Reprodução: Tumblr

Hoje eu vi um menina perguntando que remédio ela deveria tomar pra emagrecer, respondi com a minha maravilhosa sutileza: "vergonha na cara e exercícios". Percebi que já estava na hora de voltar com essa categoria no blog e falar sobre anorexia e bulimia. 
O que eu muito critiquei no meu Tumblr e tento "desconstruir" são as meninas que não tem anorexia e nem bulimia mas buscam nos métodos de meninas anoréxicas ajuda para emagrecer. Oras, você é uma pessoa completamente saudável, está apenas querendo emagrecer mas por preguiça quer destruir seu corpo? Quer ficar dias sem comer e tomar remédios até que finalmente se "vicie" nisso? Pra que?
A mistura de preguiça e falta de paciência faz as mulheres terem atitudes loucas. A pessoa decide hoje que quer emagrecer e amanhã já quer ter perdido no mínimo 3 quilos. E gente, os exemplos que eu citar aqui realmente existem, são da minha "experiências" acompanhando tumblrs de emagrecimento.
"Mas por que preguiça Bruna?" porque a maioria quer emagrecer sem ter que ir pra academia, sem fazer nenhum exercício ou o mínimo possível. Poucas realmente fazem exercícios e, quando fazem, são aqueles insanos sem acompanhamento algum. Pacotes de vídeos que são vendidos na internet por personais são ótimos para quem sabe o que está fazendo mas quando cai na mão de uma menina louca, pode ocorrer desmaios, problemas nos joelhos, articulações etc.
E digo louca porque elas são inconsequentes, porque colocaram na cabeça dela que é mais importante emagrecer a todo custo do que ser a gorda da vez. E é importante saber que esse "colocaram" é relativo porque na maioria das vezes há mais cobrança das próprias meninas, do que da sociedade em geral.
O imediatismo, o horror ao próprio o corpo, a falta de amor próprio faz as meninas a se sujeitarem a remédios até mesmo proibidos no nosso país. E por que eu to falando disso? Porque é nosso dever chegar nelas e falar: amiga, calma, respira, você não precisa destruir seu corpo pra ser feliz. A felicidade está em outro lugar, não na balança.
É incrível como mesmo elas sabendo que há outros meios, elas ainda buscam franol e dieta de 60 calorias por dia. – relembrando, estou falando das que não tem transtorno alimentar –. E o pior: elas não estão emagrecendo porque querem vestir uma calça 36, e sim pra mostrar pro coleguinha, pra ficar linda pra um cara, pra não ouvir as tias falando merda. Vocês perceberam a relação nos casos citados?
As meninas estão se destruindo porque elas se importam mais em agradar os outros do que em agradar a si mesmas. Hey feminismo, precisamos de você aqui.
As pessoas estão se destruindo por causa dos outros
As pessoas desistem de sonhos por causa dos outros
As pessoas são chamadas de egoístas e vadias quando decidem largar os outros e serem felizes.
Menina, você só precisa emagrecer se isso for melhorar sua autoestima, sua vida, sua saúde. Não porque o menino te chamou de gorda, mande os meninos se fuderem. Que me perdoem os palavrões mas é isso que eles merecem. Você, como pessoa, só precisa fazer algo se você gostar e quiser, pare de deixar que meia dúzia de ignorantes manipule você.
Você chegou ao ponto de tomar um remédio que dá problemas no coração pra ficar bonita pra quem não te ama? Simplesmente porque se te amasse, amaria 10 quilos a mais ou a menos.
Eu falei um monte de clichês, que todo mundo já ouviu, mas parece que ninguém quer ouvir.

Se você chegou até aqui, queria te dizer uma coisa:
Sua vida é mais importante que a opinião dos outros. É senso comum mas é a verdade.

Textos relacionados

8 comentários

  1. To começando uma dieta e decidi que vou me dedicar pela minha saúde e bem estar.
    Quero me olhar no espelho e me sentir bonita também, mas não vou sofrer com as demoras, serei paciente! Quero fazer isso por mim e por mais ninguém.

    Ótimo posicionamento o seu! :D


    http://www.vaptwulpi.com

    ResponderExcluir
  2. Mas guria, você é boa viu? Adorei.
    Quer emagrecer? Mude sua alimentação, faça exercícios com ajuda de um profissional. Corra literalmente atrás.
    Mas queira emagrecer por você e não pelos outros.

    Beijoks

    www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com cada palavra "dita" por você! Também estou na vibe "quero emagrecer", mas simplesmente porque acho que pela minha altura e pelo corpo que eu tenho fica mais bonito. Mas fica mais bonito pra mim, nem ligo se fica para os outros, e ninguém deveria ligar também! <3
    marihmania.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah aqui na minha casa tem a briga, eu falo que vou emagrecer e ficam "nossa voce vai ficar feia", feia pra eles né? Eu to emagrecendo pra ficar bonita PRA MIM. E se eu quiser engordar ou virar a gracyanne barbosa, é tudo PRA MIM.

      Excluir
  4. Na família do meu pai, é comum engordar muito até ficar com várias doenças depois dos 20 anos e meu avô sempre me alertou disso. O problema é que ele falava coisas como "você vai ter um infarte" pra uma menina de 12 que não entendia nada, só era gordinha por tomar muito corticoide, então eu comecei a me sentir mais e mais gorda, parei de comete. Ficava dias sem comer, jogava comida no lixo pra minha mãe pensar que eu tinha comido.. Até que minha melhor amiga descobriu e lutou até o fim pra me fazer enxergar direito. Ana é uma doença séria e nossa saúde mais ainda! Temos que valorizá-la, não vale a pena adoecer pra alcançarmos os padrões de beleza. Sério!

    www.martinhabarreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, seu avô queria seu melhor e não sabia como falar né? :( acabou desencadeando algo ruim também. Mas que bom que melhorou <3 se quiser escrever um dia sobre isso (já que seus textos são lindos e fofos) acredito que você vai ajudar algumas meninas viu?

      Excluir