Em blog Organização

Dicas para manter o Blog e divulgação em dias (Planejamento para blogs - Blog Planner)


Poucos sabem mas eu uso o blog como reflexão e como ando perdida com o blog e com divulgação dele, criei esses métodos pra levar a serio e me organizar melhor. Acredito que vai ajudar muuuuuita gente que anda perdida por ai. 

Primeiro passo: tenha um caderno

Pode ser um fichário, moleskine, planner, até uma matéria separada do seu caderno da faculdade/escola, você precisa levar ele para o máximo de lugar possíveis. Se você fica mais em casa, até um caderno universitário serve.

Anote informações importantes no começo

  • Data de pagamento de domínio/hospedagem, onde pagou, valor, senha e login. (E quando tem que pagar novamente)
  • Nome do blog, data de criação (legal pra você saber quanto tempo seu blog tem).
  • Todas as categorias que o blog tem e as que você quer abordar (é interessante separar)
  • Todas as redes sociais com login e senhas do blog (é importante deixar na barra de favoritos todas as redes sociais)
  • Faça uma wishlist de coisas que quer comprar ou fazer para o blog/canal (câmera, layout, midia kit etc)

Metas

Exemplo de como anotar seus números, para baixar esse pdf, clique aqui.

Pare, repense e veja números e postagens que serão possíveis pra você.  
  • Anote quantos textos e vídeos serão publicados durante a semana, com seus respectivos dias.
  • Instagram é muito importante pra divulgação, então: anote quantas fotos serão postadas durante a semana, no mínimo, para não ficar desatualizado. (pode fazer o mesmo com fã page)
  • Anote os números que você alcançar todo mês, de todas as redes sociais. No inicio, ou quando você decidir mudar algumas coisas no blog, é interessante anotar toda semana.

Ideias de vídeos e posts

Pegue uma folha para cada categoria, eu escrevo cada categoria com uma cor de caneta, só pra deixar bonito e me auxiliar no meu calendário mensal (explico mais embaixo). Em cada folha de categoria, você escreve as ideias de textos/vídeos que corresponde a essa categoria. Assim fica mais fácil de você buscar uma ideia quando aquela categoria estiver meio esquecida no canal/blog. Porque ficar só uma categoria durante a semana toda, é chato pros leitores. Quando fizer, marque um ok ou risque.

Calendário mensal

Eu imprimi um calendário mensal e coloquei no meu planner de argolas. Mas você pode imprimir numa folha A4 (ou até mesmo desenhar). Nele você escreve o nome do texto que postou no respectivo dia, se usar o esquema de cada cor de caneta pra cada categoria é mais intuitivo. Assim, você sempre saberá rapidamente quando foi a ultima vez que postou e qual categoria está esquecida. Anoto também quantas views eu alcancei com aquele post, naquele dia. 

Divulgação

Crie padrões. Anote qual horário você vai sempre divulgar em cada rede social. 
  • Separe grupos do facebook de divulgação em 5 em 5. (É o limite pra compartilhar a postagem da fã page pra grupos, e divulgar direto da fã page traz curtidas e aumenta seu alcance). Escolha quais você vai divulgar pela manhã, quais pela tarde, quais pela noite. Pode ser também horários específicos criados por você, pra se adequar a sua rotina. E ah, não esqueça de postar coisas interessantes na sua pagina e você pode usar o próprio facebook para programar as postagens durante o dia ou semana.
  • Use o Tweedeck: com ele você pode programar as postagens do Twitter sem pagar nada por isso. Defina horários que vai postar sempre o link do blog/canal/texto. Acredite, escolher aleatoriamente te faz ficar tonta sem rumo. O legal do Twitter é que você pode colocar links de textos e vídeos antigos entre tweet de conteúdo novos. Ex: segunda as 9:37, as 15:40 e as 21h. Terça as 10:30, as 14:50 e as 20:20.
  • O google+ deve ser separado da mesma forma que o facebook. Postar lá traz ótimos resultados, procure por comunidades e se divirta.
  • Instagram: Escolha um horário pra postar avisando que tem texto novo no blog, pode ser a hora que for publicado o não. É legal postar com uma selfie ou foto interessante mas quando não têm (meu caso, muitas vezes), usa uma do post. E ah, não esquece de colocar o link na bio pra ficar um link clicavel pros seguidores.

Tenha uma rotina

Nem que seja a de apenas separar duas horas do dia pra mexer com coisas do blog/canal, adaptável ao seu dia a dia. Principalmente porque muitas estudam e trabalham fora, muitas vezes não podem ficar mais de uma hora mexendo com isso sem serem prejudicadas. Deu o horário estipulado? Pare em no máximo 15 minutos e volte no outro dia pra terminar. É igual exercício, melhor fazer um pouquinho a cada dia, do que muito num dia e nada nos próximos 5.
Quem faz vídeos precisa de muiiito mais tempo pra editar (principalmente porque não dá de salvar e voltar no outro dia), tem que separar um dia da semana (ou dois SE possível) só pra mexer com isso. Escolha aquele dia que você sabe que não vai ter aula o dia inteiro, não vai sair com o boy ou sabe que não vai estar cansada. Pode mudar durante as semanas, você que tem que ter a noção pra saber qual dia da atual semana será melhor pra isso. As vezes um médico, uma festa pode atrapalhar num dia anormal.

Extra: Parceiras

Se você já está sendo reconhecida pelo seu trabalho, deve ter uma boa organização e responsabilidade para que elas sempre lembrem de você como uma boa profissional.
  • Anote nome da marca, com quem falar, numero de contato, email, rede social. (Já vi blogueira grande errando feio ao marcar a marca concorrente no instagram ao divulgar um produto)
  • Anote todas as coisas recebidas, quando e quanto recebeu de produto e se for o caso, a quantidade em dinheiro também. Qual o tipo de relação (se era pra postar uma foto, um snap, um video) e quando essa publicidade deve ser postada.
  • Ao terminar a vinculação, faça uma breve reflexão do quão bom foi essa parceria pro seu blog, quanto gostou da marca e produto e se seu publico gostou ou não.

Essas são algumas dicas que vão te ajudar a levar o blog a serio e não deixá-lo atualizado, nem sem divulgação.
Outra coisa que facilita é criar padrões de edições. Usar os mesmo filtros, as mesmas fontes, mesmos estilos. Isso além de te dar uma agilidade maior já que você já sabera qual filtro e letra usar, ainda vai fazer seu leitor identificar uma foto sua de longe. Por exemplo, eu consigo identificar qualquer foto da Melina Souza NA HORA. Ela tem um padrão nas suas fotos, se você seguir ela já sabe: a lá, essa foto é da Mel. E você encontra as fotos dela por todo lugar e toda vez que eu vejo fotos dela, eu corro pro blog dela. 

Essas dicas vão te ajudar? Se sim, compartilha o link entre as amigas blogueiras <3








Textos relacionados

26 comentários:

  1. Incrível esse post amei e já anotei as dicas ! Beijos

    www.parasemprealways.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna, adorei as dicas! Com certeza elas ajudam muito. Agora eu tenho uma dúvida como você compartilha os posts da fã page direto para um grupo?

    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cris, é só ir na sua pagina, clicar em compartilhar (escrever publicação), em cima tem: publicar em sua linha do tempo, publicar em uma pagina que você administra, publicar em um grupo. Escolhe a de publicar em grupo e escolhe o grupo.

      Excluir
  3. Post muito bom *-*
    Dicas que funcionam mesmo pois eu utilizo de várias...

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  4. Se organizar é muito importante ne, dicas valiosas... beijos
    http://modismodeluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, amei as dicas (principalmente o calendário mensal que não fiz). Compartilhando ♥
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Haha um post feito pra mim, com dicas q estava precisando! !! Maravilhoso o post, bjos flor
    http://marisacesar.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  7. oi, tudo bom?
    amei esse post de dicas, são coisas simples mas que fazem a diferença! sigo algumas dessas dicas, mas nem sempre consigo seguir todas heuheuhe sou muito desorganizada mesmo. mas vou tentar seguir o máximo delas possível! beijos e obrigada :)
    http://atrasdodiploma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ta falando com a desorganição em pessoa, eu to entrando nesse mundo de organização (a passos de tartaruga) pra ver se melhora pq ta dificil essa vida hein

      Excluir
  8. Conheci seu blog pelo Google+ e tô amando!
    Esse post foi bem útil pra mim e to adorando seu blog e os outros posts, já to navegando por aqui! É tudo bem útil! :)

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah que legal <3 tem post um dia sim, um dia não ta? <3

      Excluir
  9. Olá
    Adorei. Eu sempre fui bem organizada com meu blog, mas agora estou com medo dele ficar muito parado porque estou sem noot (todos choram) e está difícil conseguir usar o PC. Desacostumei. Enfim... adorei as dicas e já vou dar uma reorganizada nas minhas agendas.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse post está maravilhoso, sério! Tudo que eu precisava para me organizar já encontrei aqui. Parabéns, seu blog é lindo!

    http://everllynncardoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que gostou <3333 era pra ajudar mesmo

      Excluir
  11. Amei sua dica! Tô tentando ainda me acertar com a organização até hoje rsrs

    Estou curtindo muito seu blog!

    Bjo. <3

    http://abarbarella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Criei meu primeiro blog em 2008 e o mantive até 2014. Aí parei e criei outro há alguns meses. A parte da divulgação é muito mais difícil hoje, mas algo que sempre funciona é interagir com outros blogs, buscar conexões em vez de apenas visitas. É mais difícil, mas não adianta aumentar os números da noite pro dia se eles são vazios, né?

    ResponderExcluir
  13. Bruna, muito boas essas dicas, principalmente sobre os melhores momentos para postar! Eu estou achando que meu blog tem mais visitas de outras blogueiras do que de leitores mesmo. Pelo menos os comentários são só delas rsrs Saber dessas dicas poderá me ajudar a maior a visualização.

    tamaravilhosamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vou usar as dicas, porque eu tenho achado bem difícil mesmo. Seu blog eu achei num desses grupos. Eu não fico muito tempo no facebook, agora eu tenho ficado mais pra poder dar uma olhada nos grupos. Porque as pessoas tem o trabalho de ir lá e postar e ninguém nem curte sabe. Existem milhões de blogueiras de moda agora. "Tá na moda". E eu não curto muito blog de beleza, eu sigo alguns que já são grandes e que eu já confio. Não tenho muito interesse em conhecer novos. Mas eu vou lá e curto o post da menina que tava falando de sapato. Poxa, bacana, ela dedicou um pouco do tempo dela fazendo aquilo. O que custa eu curtir só? É tipo assim "poxa tu n ta no vácuo, eu vi isso aqui hein, continua, força!" Porém a maioria esmagadora é muito vazia. Vai lá posta mil vezes a mesma coisa. Eu compartilho só o que eu acabei de postar na hora mesmo e depois deixo, n vou encher o saco. Mas enfim, maravilhoso post! Vai me ajudar muito.

    www.sabrinando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 tambem não sou tão chegada em blogs de moda, fico feliz que vai te ajudar e que ta dando efeito essas publicações.

      Excluir