Passo a passo para começar a usar o Bullet Journal

22:11


Postei esse texto com ideias pra melhorar o uso do Bullet Journal e vieram me perguntar como é esse método e como usar, decidi fazer esse texto com explicação sobre ele. Minha definição pro BuJo é: o jeito mais fácil de se organizar, rápido e sem frescura que se adapta as suas necessidades com a maior facilidade. Diferente do DIYfish, você não precisa de um curso pra aprender usar ele hahahaha #exagero. O que vou mostrar aqui é um passo inicial pra você se acostumar e entender o sistema dele, como disse ele é algo mutável e você pode fazer ele da forma que quiser. Aqui tem um board no meu Pinterest só com imagens do BuJo para vocês se inspirarem.

Você vai precisar de:

  1. Um caderno. Grande o suficiente para suas necessidades e pequeno o bastante para você poder levar ele contigo na maior parte do tempo. Na bolsa, no carro, no trabalho etc. Não tenha vergonha de andar com o caderno de lá pra cá se isso vai melhorar sua produtividade viu? E ah, você pode fazer ele dentro do seu caderno da faculdade, fichário ou ate mesmo na sua agenda comum, só adaptar. Geralmente se usa cadernos quadriculados estilo moleskine mas são caros. Minhas alternativas foram: uma caderneta comum de 20 reais, sem pauta e um caderno de criança quadriculado que eu retirei as folhas, furei e coloquei no meu Planner estilo fichário. Uso a caderneta pra anotações aleatórias rápidas, já que ela é menor, pra quando estou sem tempo.
  2. Canetas: Apenas uma caneta preta é o suficiente mas se você gosta de usar color coding, algumas coloridas serão necessárias. Color Coding é o método de usar diferentes cores para cada categoria ou prioridade na sua vida, como por exemplo: vermelho = importante, rosa = namorada, azul = faculdade. Com o tempo você acostuma e só de bater o olho vai saber o que é o que, facilitando a organização.

Começando:

  1. Index: é a primeira folha do seu caderno, onde possui os códigos e color coding que você usa no seu planner, os chamados bullets. Evento, tarefa, aniversario, emails, cada um desse tem um desenho ou código para você identificar o que é. Os comuns são quadrado para tarefas, bolinhas para eventos, setinhas para indicar que mudou a tarefa de dia. A seguir fotos de exemplos de bullets: 
  2. Calendário mensal: No BuJo o comum é fazer um calendário de cima abaixo, com o mês na primeira linha seguido dos dias enumerados + a letra inicial do dia da semana. 1 S, 2 T, 3 Q, 4 Q, 5 S, 7 S, 8 D. Na frente você escreve os eventos, data de prova, feriado, aniversario que ocorrerá nesse dia. Como na foto a seguir: 
    Ao lado você pode escrever suas metas, projetos ou já partir pro seus dias da semana.
    ou fazer um calendario ao qual você já está acostumado com o formato.  
    este é outro tipo de calendario, enfim, você pode fazer do jeito que melhor te agradar.
  3. Dias e semanas: 
    o jeito mais simples é escrever a data e embaixo escrever suas tarefas, eventos, notas.
    Alguns já separam sua semana e dias em um tamanho especifico, quando já precisam marcar compromissos e tarefas de outros dias. Nessa imagem a pessoa usa os triangulos para marcar habit tracker, por exemplo: um triangulo pintado para cada copo d'agua.

Isso são os passos iniciais, a partir dai você pode inventar moda e o céu é o limite, aqui vão dicas de paginas que você pode adicionar ao seu caderno para se organizar mais. Não esqueça de ler o meu outro texto com as melhores ideias.

Habit tracker mensal + goals
Listas:

Você pode adicionar todos os tipos de paginas que precisar de informação por perto, dados, anotações, desenhos, mapas mentais, desejo, metas etc. A imaginação é quem manda.

Textos relacionados

10 comentários

  1. Legal as dicas! Tou querendo fazer uma agenda nesse sistema... não sabia que tinha um nome isso! Na Kalunga tem um caderno quadriculado com capa dura bem bonitinho numa faixa de uns R$ 20,00 e poucos. Beijo!



    ResponderExcluir
  2. Legal as dicas! Tou querendo fazer uma agenda nesse sistema... não sabia que tinha um nome isso! Na Kalunga tem um caderno quadriculado com capa dura bem bonitinho numa faixa de uns R$ 20,00 e poucos. Beijo!



    ResponderExcluir
  3. Aaaamei o post, e já vou providenciar o meu. Espero que dê certo, sou desorganizada p essas coisas.
    Beeeijos Bru - fazendo a íntima já - hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha amiga me deu um caderneta pequena toda decorada por ela, postei foto no insta. Ela cabe na mão e é quadriculada, to usando ela como bullet journal. Muito pratico e fofa <3

      Excluir
  4. Amei essa técnica! Só não uso porque gosto das coisas organizadas porém com a baguncinha do meu jeito. Resumindo: anoto tudo de qualquer jeito, mas de uma maneira que eu entendo! Hahaha!
    Menina to amando o seu blog, até compartilhei ele na minha fan page! Hahha! Muito sucesso pra você! <3

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha "anoto tudo de qualquer jeito mas de uma maneira que eu entendo" você tava falando do meu caderno da faculdade? EOUHWROUHEROHRO
      Fico muito feliz aa <3

      Excluir
  5. Conheci os bullet journals há pouco tempo, mas adorei a ideia. É bem flexível e mais objetivo que os planners tradicionais, além de ser muito mais em conta. Preciso arrumar tempo pra fazer o meu.

    ResponderExcluir