7 formas de melhorar o uso do Bullet Journal

14:50

Ando com um amor platônico pelo Bullet Journal, passo varias horas pesquisando no Pinterest ideias para melhorar ele. Ando indecisa e decidi usar ele de uma forma simples nas folhas semanais do meu Planner mesmo, sem condições de comprar mais um caderno pra isso, já tem vários parados sem rumo, coitados.  Se você não sabe o que é o Bujo, aqui tem um texto bem explicativo sobre ele. Separei algumas das melhores dicas que encontrei por ai:


  • Calendario Anual


6 meses em duas folhas, com o calendário de cada mês de um lado e as anotações de outro. Marcando os dias importantes com canetas coloridas ou marca textos.













  • Semana com Cronodex feito a mão


Cronodex é um método para você acompanhar com o que esta gastando o seu tempo, ótimo pra quem procrastina demais, aqui tem um video explicando melhor. Nesse exemplo, a pessoa coloca o to-do do dia + o que fez além do que tinha programado + o Cronodex.







  • Calendario Mensal
Um dos primeiros passos do bullet é fazer um calendário mensal vertical pra colocar eventos/datas importantes, eu via aquilo e pensava: não vai caber tudo que eu vou precisar. Achei esse calendário que divide em manhã, tarde e noite + Goals, fazendo com que o calendário seja vertical e em duas folhas. A pessoa ainda coloca pontos coloridos para determinar qual categoria é cada evento e cada meta. Embaixo tem a legenda. #ColorCodingÉAmor. Essas linhas horizontais dividem as semanas, ficando mais fácil achar cada dia. Fiz no meu mês de outubro mas como estava em greve, não tive quase nada, mesmo assim adorei e é melhor que aqueles calendários comuns. Fiz em uma folha de caderno de criança quadriculado e depois furei para meu planner A5. 

  • Controle de tempo e um dia por pagina
Outra forma de controlar seu gasto de tempo: com duas linhas de ponta a ponta na vertical, escreva os horários e com o tempo pinte ao lado de cada horário em o que o tempo foi gasto, podendo usar setas para informar qual tarefa fez em tal horário. Essa forma é mais pra quem tem muita coisa pra fazer, visto a quantidade de tarefa e espaço para escrever. Ou pra quem gosta de anotar tudo, precisando de muito espaço.




  • Controle de tempo e uma semana em duas paginas
Este é um controle de tempo mais simples e fácil. a linha com os horários divide os dias da semana. O color coding está para além de ajudar na organização, fazer parte da decoração. No final de cada dia tem um controle de ingestão de agua. 







  • Metas para juntar dinheiro
Queria aproveitar para reclamar da falta de cadernos pontilhados no Brasil, e meus sonhos ficam como? - Aqui o dono faz uma coluna com divisões dos valores, 100, 200, 300 dinheiros até a meta final. Cada coluna representa uma categoria que ele quer guardar dinheiro, pode ser pra'quele Planner novo, reforma na casa, viagem etc. Cada sub-meta alcançada, ele pinta um retângulo.











  • Controle mensal ou Monthly Chart
Nesse caso é para limpeza da casa mas pode usar com todas as tarefas que você tem que fazer. Muito comum no diyfish mas achei muito mais clean e bonito nesse método. As semanas são separadas com um espaço entre elas, no começo as tarefas e a linha continua para marcar com um ok no dia que fez determinada tarefa, na forma de uma tabela. Assim não tem como se autoenganar achando que esta fazendo as tarefas em uma freqüência certa.


  • Lista de tarefas para semana a inteira

Calendário do mês seguido com a semana em cima só para marcar compromissos. Embaixo na maior parte da folha está todas as tarefas para se fazer durante a semana, divididas em dois em dois dias. Com um retângulo com as prioridades da semana.











Vocês usam esse método? Mistura ele com outros? Me contem. 





Textos relacionados

4 comentários

  1. Adorei as dicas, Bia! Estou com seu post aberto e já colocando algumas em prática! rs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Apaixonada por todos que tem cores e rabiscos.. Cada um mais lindo que o outro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostei mto de todos mas tô apaixonada pelo calendário mensal (october 2015). Se por acaso vc resolver criar e disponibilizar p download (ou até se ja tiver disponível) eu ia agradecer muito :)

    gisa_lemes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses calendarios são feitos a mão. Os inserts que faço já estão disponiveis e é só seguir o passo a passo para baixa-los.

      Excluir