Anorexia e bulimia: contar calorias

17:50

A primeira ideia fascinante de quem decide perder peso é baixar aplicativo que conte calorias, como se a única coisa que importasse nesse processo seja ficar abaixo das 1200 calorias estipuladas pelo myfitnesspal. Só que existe detalhes em contar calorias que algumas pessoas não percebem (ou não querem perceber)

  1. As calorias são importantes mas não são só elas que te ajudarão a emagrecer, contar calorias é uma ótima ferramenta pra te ensinar a comer se você tiver bom senso. Pra que comer um bicmac de 800 calorias se posso comer um prato de salada de duzentos? E se a pessoa tiver esse pensamento, a ensinará a trocar refeições mais saudáveis. O problema é quando ela faz uma refeição por dia de 800 calorias e acha que está bom. 
  2. Não se pode definir um numero X de calorias e comer ela numa refeição só, o certo não é nem estipular calorias. Se você começa a criar metas de calorias, você vai querer diminuir mais e mais, ate chegar a ter NFs* e entrar na anorexia sem perceber. Ficar neurótica em relação a comida, calorias, pesos.
  3. 100 calorias de uva é muito melhor que 100 calorias de um brigadeiro, um você tem nutrientes outro você tem açúcar e gordura. Aquelas barrinhas de cereais que vendem em qualquer lugar são as piores coisas que você pode comer, é tipo comer uma barra de chocolate pra matar a fome, só tem açúcar e sódio. As que são boas custam 3/4 reais uma e são horríveis. É melhor comer uma maça, mais barata, mais saudável e não é difícil de levar na bolsa.
  4. Não adianta nada você comer 500 calorias num dia e 2000 no outro, é melhor levar dias leves por mais tempo do que um dia sim, outro dia não. Comer pouco, principalmente quando não ta acostumado, te faz ter compulsão (haverá um texto só sobre isso). Um dia você vive de salada, chega a noite ta se entupindo de pão porque não aguenta. Exagero não faz bem pra mente, nem pro corpo.
Não conte calorias, não existe dieta milagrosa, existe esforço e vontade. Dietas rígidas demais com numero super baixo de calorias só vai te fazer ter compulsão, te deixar doente e ainda te engordar quando você acabar a dieta. Coma aquilo que você sabe, todo mundo sabe, que você precisa pra perder peso. O processo de emagrecimento é conhecido por todos, é difícil mas não impossível.


*No food: ficar sem comer por um determinado tempo, pode durar 12 horas, 24, dias.

Textos relacionados

0 comentários