Anorexia e bulimia: como não emagrecer

12:48


Uma coisa que eu sempre reparei e via que era a única a escrever sobre era a situação dieta saudável vs. anoréxicas (ou pseudo anoréxicas). Existe milhares de textos e vídeos na internet ensinando um gordinho a emagrecer, a ganhar massa magra, ficar bombado, comer frango com batata doce. Mas não existe nenhum tipo de texto voltado para pessoas anoréxicas ou bulimicas. Isso é uma doença? É, mas da mesma forma que pessoas com depressão buscam autoajuda, meninas com esses problemas também buscam ajuda. Principalmente voltado para aquelas (as que chamo de pseudo-anas) que buscam na anorexia uma forma de emagrecer porque acham que aquilo é a solução. São – geralmente – meninas com 10, 15, 20, 30 quilos a mais que seu peso normal e que querem colocar em sua cabeça que a "ana" é a única salvação para a vida delas. Tirando o meu tumblr anônimo em que escrevia minhas loucuras de dietas, não existe ninguém que vem com "miga, pera, não é por ai que você vai emagrecer".


Por eu já ter passado por um transtorno alimentar, feito terapia pra isso, eu entendo e já ajudei algumas meninas a quererem melhorar e até aceitar a ida uma terapia. Eu não falo aqui como a profissional que estudou sobre o assunto, não falo como a mãe que obriga a comer, nem como a amiga magra linda que recrimina dieta e enche a boca pra dizer "o que importa é o coração". Coisas que irritam e criam uma barreira com quem sofre com isso. Eu escrevo como uma pessoa que emagreceu por conta própria, lutando contra os pensamentos de anorexia/bulimia que superou o transtorno mas mesmo assim ainda acha que emagrecer pode ser uma coisa boa.

Eu não me tornei a gorda ativista defensora, a feminista contra a ditadura da beleza, a que lê augusto cury como forma de se autoaceitar. Eu sou uma pessoa, que sofreu com T.A, que sabe seus defeitos, os problemas, os desejos, os medos. Que ouviu diversos "obrigada, estou tentando sair da ana/mia por causa de seus textos". E aqui, nesse espaço, vou usar da minha historia para conversar com meninas que me pedem ajuda.
Não, eu nunca vou mandar você parar de emagrecer porque está feio, eu vou te propor uma reflexão sobre seu corpo X sua vida e quem sabe ajudar a concluir suas metas.

Pretendo postar segunda (dia internacional de começar a dieta) e quinta (porque eu sempre fui do contra e começava dieta quinta ou sexta).

Textos relacionados

0 comentários